26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Bolsas da Europa fecham em queda, com foco em postura de Trump no comércio global

Bolsas da Europa fecham em queda, com foco em postura de Trump no comércio global

02/12/2019 18h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Bolsas da Europa fecham em queda, com foco em postura de Trump no comércio global Foto: Reprodução

As bolsas europeias fecharam em baixa nesta segunda-feira, 02. O fato de que o presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta data novas tarifas provocou cautela, embora a Europa não tenha sido alvo desta vez. Além disso, foram monitorados indicadores e as declarações da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 1,58%, em 401,01 pontos.
O presidente dos EUA anunciou pela manhã a restauração imediata de tarifas contra aço e alumínio do Brasil e Argentina, com o argumento de que os países teriam promovido grande desvalorização de suas moedas. A notícia foi vista como mau sinal para o comércio global em geral, diante da postura de Trump, e com isso as bolsas caíram dos dois lados do Atlântico. O MUFG diz que o anúncio foi “um lembrete de que a guerra comercial não será resolvida da noite para o dia”.
Como não houve ainda solução clara à vista também para as divergências comerciais entre Estados Unidos e China e a conclusão da fase 1 do acordo bilateral, a cautela foi reforçada pelo anúncio de Trump. Mais cedo, as praças europeias chegaram a subir, apoiadas pela recuperação da manufatura da China.
Na agenda de indicadores europeias, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da zona do euro subiu de 45,9 em outubro a 46,9 em novembro, na máxima em três meses, quando a previsão dos analistas era de 46,6. Já no Reino Unido, o PMI industrial que passou de 49,6 em outubro para 48,9 em novembro.
Com a postura de Trump, o bom humor inicial se transformou em quedas nas praças europeias. O movimento foi ainda acentuado em meio a alguns indicadores fracos dos EUA, como o índice do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) da indústria americana.
Além disso, a presidente do BCE reafirmou o compromisso da instituição com a busca da meta de inflação de quase 2%. Segundo Lagarde, esse patamar será atingido “o mais rápido possível”, mas a autoridade não citou um prazo. Ela disse que a política monetária continua a apoiar a economia e que os efeitos colaterais são monitorados.
Na Bolsa de Londres, o índice FTSE-100 fechou em baixa de 0,82%, em 7.285,94 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX teve queda de 2,05%, a 12.964,68 pontos.
O índice CAC-40, da Bolsa de Paris, recuou 2,01%, a 5.786,74 pontos.
Na Bolsa de Milão, o índice FTSE-MIB caiu 2,28%, a 22.728,59 pontos.
Em Madri, o índice IBEX-35 fechou em queda de 2,09%, em 9.156,30 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI-20 caiu 0,77%, a 5 088,04 pontos, encerrando na mínima do dia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x