26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Bovespa fecha em alta de 0,9% por ajuste pós-feriado

Bovespa fecha em alta de 0,9% por ajuste pós-feriado

10/07/2013 21h05 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bovespa fecha em alta de 0,9% por ajuste pós-feriado

A Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira, 10, em dia de fraco volume de negócios, com investidores na expectativa pela decisão sobre a taxa básica de juros brasileira e avaliando a ata da última reunião do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

 

O Ibovespa fechou em alta de 0,9 por cento, a 45.483 pontos, com operadores citando movimentos de ajuste após o feriado em São Paulo na véspera, quando as ações globais avançaram. O giro do pregão foi de 5,5 bilhões de reais, abaixo da média diária de 2013, de cerca de 7,9 bilhões de reais.

“Tivemos um dia de correção depois do feriado, mas o mercado está apático, talvez pela falta de notícias positivas para o Brasil”, disse Rogério Oliveira, especialista em renda variável da Icap Brasil.

Na máxima da sessão, o Ibovespa chegou a subir 2,0 por cento, mas o movimento perdeu força à tarde, um pouco depois da divulgação da ata do Federal Reserve.

O documento mostrou que o banco central norte-americano quer mais garantias de recuperação do emprego nos EUA antes de reduzir seu programa de compra de ativos. No entanto, o consenso entre as autoridades do Fed é de começar a diminuir em breve as medidas de estímulo econômico.

Segundo o analista Felipe Rocha, da Omar Camargo Corretora, o cenário continua bastante incerto para a bolsa brasileira, com investidores ainda na expectativa sobre os próximos passos da política monetária no país.

O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia nesta noite, após dois dias de reunião, sua decisão sobre a taxa Selic, com o mercado estimando uma elevação de 0,5 ponto percentual do juro básico do país, para 8,5 por cento ao ano.

Nesta sessão, a petroleira OGX foi o destaque de alta do Ibovespa, com operadores citando a notícia de que o grupo EBX, de Eike Batista, confirmou a reestruturação de seu acordo com a Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, reduzindo a dívida da holding com o investidor.

Ainda em meio à reestruturação do grupo, a OGX fez consulta à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a possibilidade de dar como garantia o óleo de Tubarão Martelo para os direitos adquiridos no último leilão de áreas de exploração, disse uma fonte do órgão regulador à Reuters.

Copel também subiu forte na sessão, após o órgão regulador do setor elétrico, Aneel, aprovar o aumento médio de 9,55 por cento neste ano, deixando o restando do reajuste médio de 14,61 por cento para entrar no cálculo da tarifa de 2014.

 

Em sentido oposto, as ações do grupo de telefonia Oi e da construtora e incorporadora PDG Realty ficaram entre as principais baixas do índice.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x