16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Bovespa tem 3ª alta seguida

Bovespa tem 3ª alta seguida

27/06/2013 21h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bovespa tem 3ª alta seguida

A Bovespa teve o terceiro dia consecutivo de recuperação nesta quinta-feira, 27, ajudada pela melhora do cenário externo, mas ainda assim não deve conseguir escapar de registrar seu pior semestre desde o ápice da crise financeira em 2008.

 

O Ibovespa subiu 0,93 por cento na sessão, a 47.609 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,6 bilhões de reais, abaixo da média diária de 2013, de cerca de 7,9 bilhões de reais.

Os mercados encontraram espaço para recuperação nos últimos dias após dados da economia norte-americana e declarações de autoridades monetárias aliviarem temores de retirada iminente de estímulos à recuperação econômica global.

Nos últimos três pregões, o Ibovespa acumulou alta de 3,6 por cento, mas ainda assim amarga perda de 11,02 por cento em junho e de 21,89 por cento no ano, faltando apenas um pregão para o fechamento do semestre.

Essa deve ser a pior baixa semestral desde o segundo semestre de 2008, quando o índice derreteu mais de 42 por cento, sofrendo com os efeitos da crise financeira global.

“Não chegamos necessariamente ao fundo do poço”, avaliou o gerente de renda variável da H.Commcor Corretora, Ariovaldo Santos, em São Paulo.

“As companhias estão enfrentando muitos desafios, que só serão conhecidos quando saírem os resultados do segundo trimestre”, acrescentou, citando como exemplo o impacto do enfraquecimento do real para empresas brasileiras.

O desempenho do Ibovespa neste ano se destaca também por ser o pior dentre os principais mercados acionários globais, diante das persistentes preocupações sobre as perspectivas para a economia brasileira.

Em seu Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, o Banco Central indicou que vê a economia crescendo menos em 2013 e piorou seus cenários de inflação para este e o próximo ano, citando também riscos trazidos pelo dólar mais elevado.

“O cenário para a economia brasileira não é nada muito animador”, disse o economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria em São Paulo.

“Além do baixo crescimento, outras questões, como o intervencionismo do governo, têm afugentado investidores. Isso compõem um panorama pouco animador e não permite contar com uma recuperação muito consolidada”, avaliou.

Nesta quinta-feira, as ações da Gerdau Metalúrgica e da siderúrgica Gerdau lideraram os ganhos do Ibovespa, após o Goldman Sachs elevar para “compra” a recomendação para a empresa.

Light também ficou dentre as principais altas. A Itaú Corretora elevou a recomendação para a geradora e distribuidora de energia elétrica, citando que a forte queda no ano “parece exagerada”.

 

Em sentido oposto, destaque para o tombo de ações de empresas do grupo EBX, de Eike Batista, com destaque para LLX e OGX, que devolveram parte dos fortes ganhos recentes, registrados após notícias de que o empresário busca compradores para ativos de empresas do grupo. (com reportagem adicional de Asher Levine)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x