Brasil cresce 0,3% no 4º tri e 2,7% em 2011

6 de março de 2012


A economia brasileira cresceu 0,3 por cento no quarto trimestre de 2011 em comparação com o terceiro, levando a expansão acumulada no ano a 2,7 por cento.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também informou nesta terça-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) teve expansão de 1,4 por cento no último trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Pesquisa da Reuters mostrou que a mediana de previsões de 29 analistas consultados mostrava que o PIB brasileiro cresceria 0,2 por cento no quarto trimestre de 2011 ante o período anterior. No ano, as contas apontavam expansão de 2,8 por cento.

No quatro trimestre, o destaque positivo ficou para o consumo das famílias, com crescimento de 1,1 por cento sobre o trimestre anterior, enquanto a formação bruta de capital fixo, uma medida de investimentos, cresceu apenas 0,2 por cento.

Já o setor agropecuário teve expansão de 0,9 por cento. Na ponta oposta, a indústria teve queda de 0,5 por cento no período. O setor de serviços registrou alta de 0,6 por cento.

No ano fechado, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 4,7 por cento, seguido pelo consumo das famílias, com expansão de 4,1 por cento. O consumo do governo se expandiu em 1,9 por cento.

Nos setores, o pior desempenho ficou com a indústria, que cresceu 1,6 por cento, enquanto serviços teve expansão de 2,7 por cento e a agropecuária se expandiu em 3,9 por cento.

O desempenho de 2011 veio abaixo do esperado pelo governo. O Banco Central trabalhava com a previsão de que o PIB cresceria 3 por cento no ano passado mas o seu próprio indicador de atividade, o IBC-Br, que registrou crescimento de apenas 2,79 por cento no ano, já havia mostrado que o avanço seria menor.

O IBC-Br, por outro lado, indicou a recuperação no fim do ano. Só em dezembro, foi 0,57 por cento sobre novembro.

Para2012, aprevisão oficial do governo é de um crescimento de 4,5 por cento, mas o BC é mais comedido e aponta apenas 3,5 por cento.

comments icon 0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *