18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > BTG se firma entre grupos mais valiosos do país

BTG se firma entre grupos mais valiosos do país

01/03/2012 17h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
BTG se firma entre grupos mais valiosos do país

O BTG Pactual , maior banco de investimentos independente da América Latina, fez pedido nesta quinta-feira, 1º, para realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

O valor atual do banco estaria em torno de 15 bilhões de dólares -o que o colocaria entre as 20 maiores companhias listadas em bolsa no Brasil, acima de nomes como Cemig, BM&FBovespa e JBS.

O IPO da instituição financeira do banqueiro André Esteves era amplamente aguardado no mercado.

A operação compreenderá novas ações (oferta primária) e a venda de papéis nas mãos de alguns sócios (oferta secundária), e terá esforços de colocação no exterior.

O Banco BTG Pactual venderá certificados de valores mobiliários, ou units, compostos por ações ordinárias e preferenciais na bolsa paulista. Além disso, as units incluirão Brazilian Depositary Receipts (BDRs) representativos de ações da BTG Pactual Participations.

As units do banco serão negociadas no Nível 1 de governança corporativa da Bovespa. Simultaneamente será realizada uma oferta no exterior apenas para investidores institucionais, com listagem no Euronext Amesterdam, informou o banco em fato relevante.

Detalhes da oferta como faixa sugerida de preço para as units e quantidade de títulos, além do cronograma da operação, ainda não foram divulgados.

O BTG pediu registro de companhia aberta em agosto de 2011, meses após ter vendido 18,65 por cento de seu capital por 1,8 bilhão de dólares para um consórcio com fundos soberanos de Cingapura e de Abu Dhabi, o fundo de pensão canadense Ontario Teachers (OTPP) e a empresa de investimentos no setor financeiro J.C. Flowers. Na época, o BTG afirmou ter um patrimônio líquido de 4,4 bilhões de dólares.

Também no fim de agosto passado, o BTG iniciou conversas para fusão com a chilena Celfin Capital, negócio que foi concluído no começo de fevereiro. Com base no valor das ações envolvidas na compra do Celfin, o BTG teria atualmente um valor de mercado de cerca de 15 bilhões de dólares, segundo uma fonte revelou à Reuters.

Os recursos da oferta primária que irão para o caixa do banco serão usados para expandir todas as áreas de negócio da instituição, segundo informações no prospecto preliminar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x