25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Caixa amplia ofensiva e corta juro

Caixa amplia ofensiva e corta juro

25/04/2012 18h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Caixa amplia ofensiva e corta juro

 

A Caixa Econômica Federal ampliou a ofensiva estatal no mercado bancário, estendendo para o financiamento imobiliário os cortes de juros anunciados no início do mês.

 

A instituição anunciou nesta terça-feira, 24, redução de juros de até 21% no crédito imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação. Para imóveis de até 500 mil reais, o juro cai de 10 para 9% ao ano. Quem tiver conta salário no banco poderá ter taxa de 7,9%.

Para imóveis com valores menores, em circunstâncias específicas, incluindo a de o cliente ser cotista do FGTS, esse índice pode cair para 7,4% ao ano.

Para imóveis fora do SFH (valor superior a 500 mil reais), as taxas caem de 11% para 10% ao ano para todos os clientes. Quem tiver conta salário no banco poderá ter juro de 9 por cento.

As novas taxas entram em vigor no dia 4 de maio.

Com as medidas, a Caixa estima que as novas contratações de crédito imobiliário em 2012 podem chegar a 96 bilhões de reais após 81,8 bilhões de reais tomados em 2011, afirmou o vice-presidente de governo e habitação do banco, José Urbano Duarte.

“Estamos num mercado com crescimento potencial. Hoje, detemos mais de 70 por cento deste mercado. Sabemos que o nosso movimento é importante”, disse Duarte a jornalistas.

Também nesta manhã, o Citibank anunciou que reduzirá as taxas de juros para os clientes pessoa física a partir de 2 de maio nas linhas de crédito imobiliário, crédito pessoal, cheque especial e financiamento de veículos.

Os anúncios seguem a ofensiva deflagrada no início do mês, pelo também estatal Banco do Brasil com a orientação do governo para forçar uma queda dos spreads bancários. Ambos voltaram à carga na semana passada, após o Banco Central anunciar um corte de 0,75% da Selic.

Os bancos privados seguiram o movimento, embora em menor intensidade, argumentando que o aumento da inadimplência para os maiores níveis em dois anos e a consequente necessidade de fazer maiores provisões para perdas limitam mais cortes de juro.

O Itaú Unibanco afirmou pela manhã a analistas que prevê despesas de 6 bilhões a 6,4 bilhões de reais com provisões para perdas, após 6 bilhões no primeiro trimestre, quando o lucro líquido recuou 2,9 por cento na comparação anual, afetado por aumento da inadimplência .

O setor bancário era o destaque negativo da Bovespa nesta sessão. Itaú Unibanco caía 5,41%, a 29,75 reais, seguido por Bradesco, que recuava 2,81%, 29,78 reais.

BB tinha baixa de 2,03%, a 23,12 reais, enquanto a unit do Santander Brasil retrocedia 1,01%, a 15,67 reais. No mesmo instante, o Ibovespa cedia 0,44%.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x