24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Colheita da soja avança para fase final

Colheita da soja avança para fase final

16/04/2012 18h39 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Colheita da soja avança para fase final

A colheita da soja se aproxima da fase final, com 90% das áreas semeadas nesta temporada no centro-sul do Brasil colhidas até a última sexta-feira, apontou a Céleres em relatório desta segunda-feira, 16.

 

O índice de colheita está próximo dos 89% registrados neste mesmo período do ano passado. Na semana, o avanço foi de quatro pontos percentuais, segundo a consultoria.

Em todo o país, a colheita atingiu 88%, contra 82% na semana anterior e 85% de igual período de 2011. Trata-se de um ritmo avançado se considerada a média brasileira dos cinco anos anteriores, que é de 80%.

A safra de soja sofreu perdas com a estiagem nos Estados do Sul e sul de Mato Grosso do Sul, sendo rebaixada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a 65,6 milhões de toneladas em 2011/12, após o recorde de 75,3 milhões de toneladas do ciclo anterior.

A Céleres estima a safra brasileira de soja em 67,9 milhões de toneladas.

A comercialização da soja também segue em ritmo firme, beneficiada pela alta recente da oleaginosa no mercado internacional.

As vendas da atual safra somaram 72% do total, contra 60% da mesma época do ano passado e 56% da média dos cinco anos anteriores.

Para a Céleres, diante do cenário menos otimista para a recuperação na zona do euro, as cotações da soja podem ter alguma retração na semana.

“Todavia, os fundamentos de mercado (oferta e demanda) ainda deverão prover sustentação para as cotações da oleaginosa durante o ano de 2012”, previu a consultoria.

 

MILHO

Os trabalhos em campo também estão em estágio avançado no caso do milho de primeira safra, cuja colheita avançou quase 12 pontos percentuais na semana, saltando para 80,7% até a última sexta-feira.

Para a segunda safra, a Céleres informou que o plantio foi concluído. “Com o foco dos produtores em semear o milho inverno dentro da janela ideal, foram praticamente finalizados os trabalhos de plantio do cereal, na semana passada”, informou.

Segundo a Céleres, estas lavouras estão se desenvolvendo bem com avanço na floração e enchimentos dos grãos em relação ao anterior.

A Conab aponta produção de 65,6 milhões de toneladas, ante as 57,4 milhões de toneladas do ciclo anterior.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x