19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Colheita de milho avança e armazenagem preocupa

Colheita de milho avança e armazenagem preocupa

09/07/2012 21h45 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Colheita de milho avança e armazenagem preocupa

A colheita de milho segunda safra acelerou na última semana e já começa a causar preocupações com espaço de armazenagem, segundo levantamento semanal realizado pela consultoria Céleres, divulgado nesta segunda-feira, 9.

 

A colheita foi realizada em 15,4% da área cultivada, uma evolução de 5,9% em relação à semana anterior.

A Céleres também registra estágio mais avançado dos trabalho a campo em relação ao mesmo período no ano passado, quando 9,9% da área com milho estava colhida.

Houve aceleração na região Centro-Oeste, onde a evolução semanal foi de 7,6 %.

“Em Mato Grosso, a preocupação quanto à disponibilidade de espaço nos armazéns está muito grande. Em algumas cidades, estima-se que em 10 dias os armazéns irão lotar e o milho que chegar depois desse período será depositado fora dos silos, expostos ao tempo”, disse a consultoria em nota.

Segundo a Céleres, os produtores de Goiás estão acelerando a colheita, mesmo em áreas onde a umidade ainda não chegou ao nível ideal para a colheita. Os produtores estariam preferindo colher o milho mais úmido e pagar para secar nos armazéns e já garantir espaço. A outra opção, disse a consultoria, seria deixar os grãos secarem no campo, mas sob o risco de não haver posteriormente armazenagem disponível.

 

SOJA

O levantamento semanal da Céleres também mostra que os elevados preços da soja, tanto no Brasil quanto no exterior, levaram a um avanço nas vendas, tanto da safra que já foi colhida quanto da que ainda será plantada.

A safra nova (2012/13), que ainda vai ser plantada, já está 35% negociada, um avanço de dois pontos percentuais em uma semana.

“Tal fato foi decorrente do baixo volume disponível de soja da safra 2011/12 e das estratégias de compra das tradings e esmagadoras – destaque para a alta nos preços do farelo de soja e necessidade de abastecer o mercado”, disse a Céleres.

Já as vendas da safra velha (2011/12) evoluíram para o patamar de 95%, contra 94% da semana anterior e ante 74% na mesma época do ano passado. A média histórica de cinco anos mostra que 77 da safra estavam comercializados neste período do ano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x