19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Começa a procura por produtos típicos para as festas juninas

Começa a procura por produtos típicos para as festas juninas

01/06/2012 08h05 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Começa a procura por produtos típicos para as festas juninas

Estamos de junho, e com o início do mês começa os preparativos para as tradicionais festas juninas e o comércio já se movimenta para atender a grande demanda dos produtos típicos de doces e bebidas. São mais os procurados pelo consumidor as matérias primas como amendoim, leite condensado, milho para pipoca, coco ralado, aguardente e vinho, além dos produtos prontos como os doces caseiros e industrializados. Segunda Associação Paulista de Supermercados (APAS) a estimativa de vendas para este ano é 20% em relação ao ano passado. Acredita-se também que os valores dos produtos não aumentem por causa do período. Segundo Nivaldo França, membro da Associação, explica que por causa da concorrência dificilmente haverá aumento no valor dos produtos e também por serem do cotidiano das pessoas. “Hoje é a concorrência que dita as regras, no mercado há muitos produtos similares, e produtos que estão no dia-a-dia das pessoas não sofrem alteração só por causa do período”, comenta França.

Em muitos comércios os produtos já estão nas prateleiras em maiores quantidades desde o mês de maio e muitas promoções já podem ser vistas. O proprietário da distribuidora Tiquinho, Paulo Rogério Ramirez, diz que antecipou as negociações com os fornecedores para incentivar as vendas dos produtos. “Em relação ao mês de abril, alguns itens devem ter um aumento de vendas de mais de 50% entre os meses de junho e julho. Como negociamos os produtos em grandes quantidades, o valor de custo acaba sendo menor”, explica Ramirez.

Alguns consumidores preferem os produtos industrializados e embalados, vendidos em distribuidoras de alimentos e supermercados. É o caso da jornalista Vivian Torresan que todo ano junto com seus amigos promovem uma tradicional festa junina com doces, bebidas e brincadeiras. Na hora das compras todos dividem as despesas, ficando cada um responsável por um produto. “Nossa festa é feita todo ano, compramos doces como pé de moleque, doce de abóbora, pipoca doce, milho para pipoca, cocada, doce de leite e amendoim. Compramos em vários lugares, de acordo com a escolha de cada. Assim nossa festa é farta e barata”, comenta Torresan.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x