23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Crediacisc comemora Dia Internacional das Cooperativas

Crediacisc comemora Dia Internacional das Cooperativas

05/07/2020 09h01 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Crediacisc comemora Dia Internacional das Cooperativas Foto: Divulgação

Unidade da Rua General Osório volta a abrir amanhã

O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado, desde 1923, no primeiro sábado do mês de julho. Em 1995, foi incorporado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um reconhecimento pelo movimento cooperativo.

No ano em que comemora 15 anos de sua fundação, a Crediacisc – cooperativa de crédito criada exclusivamente por empresários de São Carlos e associada ao Sicoob – aproveitou o dia 4 de julho para celebrar o cooperativismo financeiro e chamar a atenção para a importância do tema deste ano.

“O tema de 2020 foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 13 da ONU que é a Ação Climática”, frisa o diretor presidente da Crediacisc, Hercílio Antonio de Carvalho.

As mudanças climáticas, segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), devem ser combatidas para a preservação dos ecossistemas e a proteção da vida no planeta.

“Nossa casa comum está em perigo. Existem modos de produção e consumo que constantemente atacam a natureza. Precisamos agir agora, com nossos valores e princípios como bandeira, para demonstrar em escala global que é possível desenvolver uma economia com inclusão social e proteção dos recursos naturais”, afirmou Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional.

Para o diretor presidente da Crediacisc, as mudanças climáticas, que afetam principalmente os grupos mais desfavorecidos, como pequenos agricultores, mulheres, jovens, povos indígenas, devem ser uma preocupação de todos. “O princípio cooperativo de cuidar do desenvolvimento local nos traz bastante responsabilidade sobre esse tema”, frisou.

“Abordar este assunto na imprensa local e entre os nossos dois mil cooperados é uma forma de usar nosso esforço coletivo para impactar positivamente essa agenda”, detalhou Carvalho.

No início do século 20, a data era conhecida como Dia da Cooperação e era comemorada com uma confraternização entre todos os povos ligados a atividades de cooperativismo, preceito que indica colaboração e associação de pessoas ou grupos com interesses em comum. “O progresso social é um dos fundamentos da cooperação”, salientou Carvalho.

No Brasil, as ações de cooperativismo estão presentes na agropecuária, saúde, educação, sistemas de habitação, nas cooperativas de crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicações.

A primeira cooperativa de crédito do país surgiu no Rio Grande do Sul em 1902. Atualmente, são mais de 1,4 mil cooperativas de crédito, cerca de 200 somente em São Paulo. 

A Crediacisc, que nasceu em 2005 pela união de 30 empresários de São Carlos, hoje está com 2 mil cooperados, três unidades na cidade e uma carteira de ativos de R$ 24 milhões. “Além de todos os princípios cooperativos, nossa cooperativa mantém os recursos em São Carlos, fortalecendo a economia local”, comemora Carvalho.

Cooperativas na pandemia – As cooperativas financeiras mantêm uma taxa de sucesso de mais de 30% na concessão de crédito para os pequenos negócios durante a pandemia do coronavírus. Isso é o que mostrou uma pesquisa feita pelo Sebrae entre abril e maio. O índice é quase três vezes maior do que o registrado nos bancos privados (11,8%) e públicos (9,5%).

“O cooperativismo está realmente preocupado com a crise econômica que o coronavírus trouxe ao País e, especificamente, aos micros, pequenos e médios empresários”, afirma Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob e Sicoob.

Ao contrário do sistema bancário tradicional, o Sicoob adotou medidas para amenizar os impactos da pandemia no bolso dos cooperados. Por exemplo, houve redução de 0,15% a.m. nas taxas de crédito para PJ. “Ainda que não haja uma queda expressiva, nós não praticamos aumento, como foi observado entre os bancos”, conta Almada.

A Crediacisc funciona em três unidades em São Carlos, avenida São Carlos, 2123, avenida Sallum, 526, e a partir do dia 6 de julho, volta a abrir a unidade da rua General Osório, 412, das 12 às 15h30. O site da cooperativa é www.crediacisc.com.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x