Economia

Crediacisc e Ciesp se reúnem para consolidar parceria


A Crediacisc – cooperativa de crédito formada exclusivamente por empresários de São Carlos – firmou parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e, para celebrar, integrantes das duas entidades se reuniram na noite da última terça-feira (24) na sede do Ciesp.

Pela cooperativa, participaram o presidente do Conselho de Administração da Crediacisc, Hercílio Antônio de Carvalho, além de outros diretores e funcionários. A Crediacisc trouxe como convidado Manoel Messias da Silva, ex-presidente da Central do Sicoob, e autor do livro “Governanças de Sociedades – Uma visão prática”.

Depois da reunião coordenada pelo presidente do Ciesp São Carlos, Emerson Chu, Messias, ao lado do secretário executivo da Crediacisc, Marcos Alberto Martinelli, falaram sobre a entidade e quais as vantagens para os industriais se tornarem cooperados e utilizarem os serviços.

 Messias discorreu sobre a história do cooperativismo, cujo início foi na Inglaterra durante a Revolução Industrial do século 19, sobre os diversas ramificações e o nascimento do cooperativismo de crédito no Brasil a partir de 1944. “Em 1995 o Banco Central reconheceu as cooperativas e passamos a oferecer todos os serviços que um banco tradicional oferece”, lembrou.

De acordo com ele, o Sicoob – sistema ao qual a Crediacisc está associada – possui atualmente 454 cooperativas e ativos de R$ 90 bilhões. “Em alguns estados as cooperativas já representam 10% das movimentações financeiras, mas na média, no país, é 4%”, observou.

Martinelli falou sobre as três unidades da Crediacisc e da importância de sua criação há 14 anos. “Somos empresários de São Carlos com o objetivo de fomentar a economia local. Nossos gerentes estão à disposição para atender os industriais em suas particularidades”, salientou.

Parcerias – A Crediacisc também tem parceria com a Associação Comercial (Acisc) e a Associação de Arquitetos (Aeasc). “Qualquer associado dessas entidades pode procurar a Crediacisc para obter informações detalhadas sobre os produtos e serviços oferecidos e fazer negócios que irão movimentar a economia local”, explica o gerente geral da Crediacisc, Adão Luís Garcia.

 Uma cooperativa de crédito funciona como um banco, embora se diferencie por não visar lucro. Oferece produtos como seguros para autos, residências, empresas, para mulheres, entre outros, consórcios, empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, serviços de boleto. As taxas de juros e administrativas e as condições são melhores do que as praticadas no mercado.

“É claro que, assim como os bancos, a Crediacisc segue as regras do Banco Central, como checar o score de crédito no momento das transações”, detalha Garcia.

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *