16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Cresce número de empregos no 1º quadrimestre em Itirapina

Cresce número de empregos no 1º quadrimestre em Itirapina

01/06/2013 11h06 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cresce número de empregos no 1º quadrimestre em Itirapina

Os primeiros quatro meses do ano de 2013 foram positivos para a cidade de Itirapina se comparados ao primeiro quadrimestre de 2012. De acordo com registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município teve, no primeiro quadrimestre do ano, 112 contratações a mais que o mesmo período do ano anterior. Em 2013 foram 597 contratações e em 2012 apenas 485. As demissões de 2012 foram 518 e de 2013, 478. A variação em 2012 foi de -0,81% e neste ano está em 3,19%.

 

Segundo Jônatas Rodrigues da Silva, economista, o número de empregos gerados aumentou de forma global. “A queda da taxa básica de juro (Selic) favorece a geração de empregos. O aumento de vagas em 2013, provavelmente, é reflexo da queda dos juros em 2012”.

O setor de maior desligamento neste período no ano passado foi o da agropecuária, já o mesmo setor foi o de maior contratação no ano de 2013. O economista analisa que a agropecuária é um setor de grande rotatividade, assim como o comércio e a construção civil.

“É possível observar que o emprego no setor público sofreu forte alteração em 2013, provavelmente pela mudança na gestão. O novo prefeito realizou mudanças que podem estar refletindo diretamente no mercado de trabalho”, opina o economista.

O prefeito José Maria Cândido afirma que as contratações municipais fazem parte do quadro positivo de empregos do município. “Fizemos várias contratações na área da educação e na saúde para suprir as necessidades. Só o município contratou 48 pessoas nesses quatro meses”, diz.

A respeito do aumento geral no número de empregos, o prefeito comenta que vários são os motivos. “O setor privado tem colaborado bastante para esse quadro. Outros fatores também contribuem, como, por exemplo, o recapeamento da estrada de Itirapina a Analândia, a fábrica de sofás, que sazonalmente deve estar em um momento positivo, a Cosan, que tem contratado pessoas e na área de agricultura, especificamente, temos a Globoaves”, comenta e acrescenta: “Muitas empresas têm analisado Itirapina para poder investir. A localização da cidade é de grande progresso. A nova gestão também deu outra cara para a cidade, uma visão mais técnica e comprometida com o crescimento da cidade, uma postura que dá credibilidade ao investidor”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
mazakaa
mazakaa
10 anos atrás

O Brasil que a imprensa não vê: Vice de Obama diz que Brasil já é um país desenvolvido

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira, 31, considerar que o Brasil não é mais um país em desenvolvimento, mas um país desenvolvido. Em declaração à imprensa no Palácio do Itamaraty, Biden afirmou que ele e o presidente Barack Obama estão ansiosos pela visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA em outubro.

“A presidente Dilma é uma líder que olha com foco de raio laser para as questões que são mais importantes ao povo brasileiro”, afirmou. “Agora compreendo o porquê de o presidente Obama achar que a presidente Dilma é uma parceira tão boa.”

Biden afirmou esperar que 2013 marque o início de uma nova era nas relações entre Brasil e Estados Unidos. “Palavras não nos levarão a isso, temos muito a fazer, mas estamos a caminho”, afirmou. “Discutimos uma agenda ambiciosa para cobrir essa lacuna”, acrescentou.

O vice-presidente dos Estados Unidos ressaltou ainda que conversou com a presidente Dilma Rousseff e com o vice-presidente Michel Temer sobre a remoção de barreiras ao comércio e afirmou que não há razão para não multiplicar por cinco vezes o comércio entre os dois países.

Também foram discutidos assuntos na área de energia renovável, pré-sal e gás de xisto. Biden disse que os Estados Unidos aplaudem a iniciativa do Brasil de ter perdoado a dívida dos países africanos. “O Brasil não é mais emergente. Suas ações mostram como o Brasil emergiu”, afirmou. “O mundo tem muito o que aprender com o sucesso brasileiro. Acho que vocês subestimam o profundo impacto que o sucesso de vocês nos últimos 15 anos causou ao mundo.”

Biden disse que o Brasil “tirou das sombras” a violência contra a mulher. Segundo ele, o governo brasileiro adotou ações para que as denúncias de abusos aumentassem. Ele citou ainda os abrigos para as vítimas. “Colocar luz ao abuso de mulheres é a única forma de acabar com o abuso”, afirmou. “O melhor desinfetante é a luz do sol.”

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x