26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > CSN vê espaço para aumento preços de aço

CSN vê espaço para aumento preços de aço

27/03/2012 15h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
CSN vê espaço para aumento preços de aço

A Companhia Siderúrgica Nacional está vendo espaço para aumento de preços de aço no Brasil este ano entre5 a10 por cento, afirmou nesta terça-feira, 27, o diretor comercial da empresa após divulgação de resultado melhor que o esperado para o quarto trimestre.

 

Segundo Luis Fernando Martinez, a CSN avalia que a recuperação de preços pode ocorrer diante de um cenário de maior demanda no mercado interno, dólar no patamar de 1,85 real e aprovação no Senado da uniformização do ICMS entre os Estados para encerrar a chamada “guerra dos portos”, que tem incentivado a entrada de importações no país.

“A gente sente em todos os segmentos, sem exceção (uma demanda maior), desde construção civil, linha branca, setor automotivo (…) A gente imagina que teria espaço para recuperação de preços da ordem de5 a10 por cento”, disse Martinez em teleconferência a analistas.

Ele acrescentou que atualmente a diferença de preços entre aço importado e produzido no país é de cerca de0 a5 por cento para o laminado a quente,3 a6 por cento para o laminado a frio e de cerca de 10 por cento para laminados zincados.

O comentário foi feito apesar da redução da atividade industrial do país no início do ano. Na véspera, o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) mostrou contração econômica em janeiro .

A visão contrasta também com a avaliação feita pela rival Usiminas, no início do mês, de que os preços de aço devem se manter estáveis durante pelo menos o primeiro semestre no mercado interno .

Além do cenário de alta dos preços, Martinez comentou ainda que a CSN avalia um crescimento em suas vendas de aço em 2012, considerando a compra de usina do grupo Alfonso Gallardo na Alemanha, de 4,9 milhões de toneladas para cerca de 5,8 milhões de toneladas.

No Brasil, o foco continuará forte no mercado interno, com um mínimo de 85 por cento das vendas destinadas ao Brasil, disse o executivo.

 

Às 12h32, as ações da CSN recuavam 0,71 por cento, enquanto o índice Ibovespa mostrava queda de 0,12 por cento.

Mais cedo, a companhia divulgou que encerrou o quarto trimestre com lucro líquido 81 por cento maior que o obtido no mesmo período de 2010, num resultado acima do esperado pela média de sete previsões de analistas obtida pela Reuters .

 

MINÉRIO E USIMINAS

Na frente de mineração, cuja participação na geração de caixa da CSN cresceu de 36,5 para 55 por cento em2011, acompanhia estima elevar suas vendas em 10,9 por cento, para 32,5 milhões de toneladas.

A avaliação considera um preço médio do minério de ferro de 121,7 dólares por tonelada este ano e um custo médio de 39,87 dólares por tonelada. A receita total esperada para a área é de 6,993 bilhões de reais para 2012, um incremento de 17,7 por cento sobre o ano passado, e o Ebitda é de 4,718 bilhões de reais, 25,2 por cento acima do registrado em 2011.

Para2013, aexpectativa é de vendas de 40,8 milhões e em 2014 o volume deverá crescer para 47,8 milhões de toneladas, conforme a empresa expande suas minas e capacidade portuária.

A empresa mantém previsão de aumentar a capacidade de seu porto para 45 milhões de toneladas de minério de ferro no último trimestre deste ano, que deve crescer para 60 milhões nos três últimos meses de 2013 e para 84 milhões de toneladas no final de 2015, quando a empresa estima estar produzindo quase 100 milhões de toneladas de minério.

Sobre o investimento na Usiminas, em que a CSN mantinha até o final do ano passado uma posição de 11,9 por cento das ações ordinárias e de 20,1 por cento dos papeis preferenciais da rival, o diretor executivo de relações com investidores, David Salama, comentou apenas que a companhia “vai tomar todas as medidas para preservar seu investimento”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x