20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dados da China pressionam blue chips e Ibovespa cai 3%

Dados da China pressionam blue chips e Ibovespa cai 3%

10/07/2012 22h25 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dados da China pressionam blue chips e Ibovespa cai 3%

O principal índice da Bovespa registrou queda de 3 por cento nesta terça-feira, 10, influenciado pelos recuo das ações de maior peso na bolsa, as preferenciais da Vale e Petrobras.

 

Os papéis da mineradora e da petrolífera sofreram nesta sessão após a divulgação de dados fracos da China.

O Ibovespa – índice que reúne as principais ações brasileiras – teve queda de 3,05%, a 53.705 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,29 bilhões de reais.

A preferencial da Petrobras caiu 4,22%, a 18,39 reais, enquanto a da Vale recuou 2,26%, a 38,98 reais.

A queda na bolsa brasileira foi mais intensa que a registrada nos mercados norte-americanos. O índice Dow Jones caiu 0,65%, enquanto o Standard & Poor’s 500 perdeu 0,81%.

Os dados da balança comercial da China de junho, divulgados nesta terça-feira, causaram ansiedade sobre a força da demanda doméstica na segunda maior economia do mundo, com as importações crescendo apenas metade do ritmo esperado.

“Os comentários dos ministros da zona do euro não foram o suficiente para tranqüilizar os mercados pelos dados da China, e a gente sofre um pouco mais”, explicou o estrategista da Futura Corretora, Luiz Gustavo Pereira.

Ele ressaltou que os números chineses pressionaram Vale e Petrobras, mas que a revisão das estimativas de lançamentos da construtora e incorporadora PDG Realty e a consequente queda na sua ação também influenciou.

“Os números fracos da PDG colocaram também um pouco de medo no setor de construção.”

O papel da PDG desabou 10%, a 3,04 reais, após a empresa reduzir pela segunda vez a previsão de lançamentos para este ano, desta vez quase pela metade, citando a atual conjuntura macroeconômica e seus efeitos no mercado imobiliário.

A empresa prevê agora que os lançamentos de imóveis fiquem no intervalo de 4 bilhões a 5 bilhões de reais em 2012, contra projeção anterior de 8 bilhões a 9 bilhões de reais.

No setor imobiliário também caíram as ações da Rossi Residencial, em 8,81%, da Cyrela Brazil Realty, em 4,23%.

Gafisa, na contramão de suas pares, subiu 1,23%, após anunciar na véspera os resultados operacionais referentes ao segundo trimestre. Os lançamentos caíram 60% no segundo trimestre, na comparação com igual período de 2011, mas registraram alta de 18 por cento ante o primeiro trimestre.

Além da Gafisa, apenas outras quatro ações do Ibovespa registraram alta: MRV Engenharia (+1,19%), a preferencial da Oi (+0,63%), CCR (+0,48%) e Telefônica Brasil (+0,29%).

A ação da B2W teve a maior queda do índice, de 10,12%, a 5,95 reais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x