23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dados do Ciesp mostra resultado negativo na indústria

Dados do Ciesp mostra resultado negativo na indústria

20/11/2011 11h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dados do Ciesp mostra resultado negativo na indústria

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) divulgou o nível de emprego industrial na Diretoria Regional em São Carlos que inclui 13 municípios da região. Segundo o levantamento, realizado com os dados do mês de outubro, o nível na região teve resultado negativo.

O diretor regional do Ciesp, Ubiraci Corrêa, explica que a principal causa para a redução do emprego se deve à indústria sucroalcoleira e de bebidas da região ter iniciado suas demissões, devido a entresafra da cana-de-açúcar. Ubiraci destaca, “a demissão no setor de cana continuará no mês de novembro. Além disso, as indústrias começam a sentir o desaquecimento da economia e provavelmente farão dispensas neste fim de ano. Este quadro somente não ocorrerá se os problemas mundiais (Europa e Estados Unidos) forem resolvidos, o que acredito serem muito remotas as chances. Este quadro deve se manter até março, quando a indústria sucroalcoleira retorna suas atividades e inicia suas contratações”, explica.

A variação do nível de emprego na indústria na região ficou em -1,65%, o que significou uma redução de aproximadamente 650 postos de trabalho. Porém, é necessário destacar, que os dados incluem outros municípios e não somente São Carlos.

O secretário municipal de trabalho, emprego e renda, Emerson Domingues, destaca os dados do Caged levantados no mesmo período, mas que leva em consideração apenas o município. “A indústria tem vários segmentos e inclui a agroindústria que nesta época é ruim. Na indústria de construção civil, por exemplo, tem queda devido as paralisações das obras pelo fim de ano onde na maioria das vezes, os funcionários são desligados e recontratados em janeiro”, explica. “O Caged foi totalmente positivo no que diz respeito a geração de empregos, foram geradas 874 vagas no mercado inteiro de São Carlos. Na indústria, mostrou um saldo positivo de 25 vagas e o saldo do ano tem sido bom até agora com um crescimento de 2.5%, ou seja, 504 postos de emprego gerados”, comenta Emerson destacando que muitas cidades da região analisadas pelo Ciesp são influenciadas pela agroindústria, que nesta época não é um período de safra e que tem muitos desligamentos.

Para Ubiraci, a região de São Carlos continua sendo um pólo procurado para a instalação de novas empresas por diversos motivos, como a farta mão de obra qualificada, oriunda das universidades e de determinadas instituições, como o Senai e pela localização geográfica da cidade, entre outros. “Nossa cidade é servida por rodovias de ótima qualidade e temos aeroportos que servem o país inteiro a pouca distância. Nossos imóveis ainda possuem preços razoáveis, bem diferentes dos das cidades grandes, permitindo que as empresas se instalem, sem comprometer seus custos”, acrescenta o diretor.

Edição Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x