23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Decreto autoriza postos de combustíveis a comprar etanol direto das usinas

Decreto autoriza postos de combustíveis a comprar etanol direto das usinas

A expectativa do governo federal é que a venda direta da usina para os postos possa reduzir o preço

15/09/2021 11h02 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Decreto autoriza postos de combustíveis a comprar etanol direto das usinas Foto: Agência Brasil / Reprodução

Decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (14), autoriza os postos de combustíveis a comprar etanol direto dos produtores. Anteriormente, uma Medida Provisória tinha sido assinada em 11 de agosto pelo presidente, mas o texto estabelecia um prazo de 90 dias para o início de vigência. Bolsonaro, porém, antecipou as regras.

A expectativa do governo federal é que a venda direta da usina para os postos possa reduzir o preço da transação e, portanto, diminuir o preço do etanol na bomba para o consumidor final. Porém, os órgãos de defesa do consumidor alertam que a mudança aumenta o risco da compra de etanol adulterado, já que permite a venda de etanol de outras marcas.

Pensando nisso, o texto determina que os postos devem informar o nome dos fornecedores de forma destacada e de fácil visualização para assegurar que o consumidor seja devidamente informado sobre a origem do combustível.

Também há preocupação de fraude tributária, já que as usinas vão recolher impostos também recolhidos pelas produtoras. Para reduzir este risco, o governo transferiu a parcela de impostos federais do distribuidor para as usinas, no caso da venda direta. Com informações da CNN.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x