19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Devemos manter uma política ‘normal’ por maior tempo possível, diz PBoC

Devemos manter uma política ‘normal’ por maior tempo possível, diz PBoC

02/12/2019 00h02 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Devemos manter uma política ‘normal’ por maior tempo possível, diz PBoC Foto: Reprodução

A China deve manter uma política monetária “normal” pelo maior tempo possível, à medida que a economia global pode estar “em um período de ajuste descendente de longo prazo”, afirmou o presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Yi Gang, em artigo publicado pelo jornal Qiushi, do Partido Comunista.
“Mesmo que a política monetária das principais economias do mundo esteja se aproximando de taxas de juros nulas, devemos seguir um progresso e precisão constantes, e não nos envolver em taxas de juros zero competitivas ou políticas de flexibilização quantitativa (QE, em inglês)”, argumentou.
Yi Gang enfatizou ainda que a taxa de câmbio do yuan é determinada pela oferta e demanda do mercado e não será usada como instrumentos. “Não instrumentaremos a taxa de câmbio e nunca nos envolveremos em desvalorizações competitivas de vizinhança”, disse. Ele afirmou ainda que o banco vai continuar as reformas do mecanismo da taxa de câmbio de sua moeda, para manter sua flexibilidade e “implementar a gestão macroprudencial necessária quando o mercado mostrar sinais de prociclicidade”.
O país também deve estar atento ao papel da política fiscal ativa da “otimização da estrutura”, reduzindo impostos e taxas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x