25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dilma: Fazenda é quem cuida de poupança

Dilma: Fazenda é quem cuida de poupança

20/04/2012 17h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dilma: Fazenda é quem cuida de poupança

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira, 20, que cabe ao Ministério da Fazenda cuidar da caderneta de poupança, procurando se desvencilhar de um assunto polêmico que poderá ter que enfrentar em breve.

 

“Isso é da área do ministro da Fazenda (Guido Mantega), em consulta com o Banco Central, isso não é uma área sobre a qual eu me posiciono”, afirmou a presidente ao participar de evento no Itamaraty.

Há expectativas no mercado de que as regras da aplicação podem ser mudadas para ajudar a Selic – hoje em 9 por cento ao ano – a cair ainda mais. Isso é importante porque, com a taxa básica de juros do país em queda, tirando a atratividade das aplicações em renda fixa, muitos aplicadores podem migrar para a poupança, cuja remuneração é fixada em 0,50% ao mês, mais a variação da Taxa Referencial.

Se esse movimento ocorrer, pode trazer distorções nos mercados, até mesmo para o Tesouro fazer emissões com base na Selic. Na quarta-feira, o Banco Central reduziu a taxa em 0,75% e deixou a porta aberta para mais cortes. A Selic abaixo de 9%, segundo especialistas, pode deixar a poupança mais atrativa.

Na véspera, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse simplesmente que a Selic no patamar atual não é um problema para a poupança.

Dilma voltou a dizer ainda que é difícil justificar os spreads bancários – diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa efetivamente cobrada aos consumidores finais – tão elevados no Brasil, diante do que ocorre no mundo.

“Eu acredito que o Brasil tem de buscar um patamar de juros similar ao praticado internacionalmente. Tecnicamente, fica muito difícil o Brasil, diante do que ocorre no mundo, justificar spreads tão elevados” afirmou a presidente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x