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Eletroeletrônico espera IPI menor até fim do ano

03/07/2012 19h13 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Eletroeletrônico espera IPI menor até fim do ano

A prorrogação da redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para a linha branca deve seguir impulsionando as vendas desses itens na segunda metade do ano, após o segmento registrar crescimento de dois dígitos no primeiro semestre.

 

Segundo dados divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as vendas de refrigeradores aumentaram 12% nos seis primeiros meses de 2012 ante igual intervalo do ano passado, somando cerca de 3,5 milhões de unidades.

As vendas de fogões foram 13% maiores na mesma base de comparação, para 1,9 milhão de unidades, enquanto as de lavadoras subiram 10%, a 1,5 milhão de unidades.

O desempenho das vendas da linha branca, de acordo com o presidente da Eletros, Lourival Kiçula, é resultado principalmente da desoneração do IPI para tais itens, em vigor desde dezembro de 2011 e prorrogada em março para até o final de junho.

Na última sexta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a prorrogação do prazo de vigência da redução do IPI não apenas para linha branca mas também para móveis, luminárias, laminados e papel de parede, buscando estimular a economia do país.

No caso da linha branca, a prorrogação é válida até agosto. A alíquota para fogões permanece em zero, para refrigeradores e congeladores, em 5% e, para lavadoras, em 10%.

“A expectativa é de que o IPI continue reduzido até o fim do ano”, disse Kiçula durante evento do setor nesta terça-feira, 3, acrescentando que, com a medida, o resultado das vendas do segmento tende a se manter no patamar visto até junho.

A Eletros estima crescimento de 10 por cento nas vendas de itens de linha branca no fechado deste ano.

 

Já as vendas de produtos da chamada linha marrom, que englobam televisores, aparelhos de som e vídeo, “devem sofrer um pouco mais”, segundo ele, mas fechar o ano com alta ao redor de 7%. As vendas de eletroportáteis, enquanto isso, devem apurar crescimento de 5% no ano.

Dentro da linha marrom, Kiçula destacou o desempenho dos televisores inteligentes – os chamados SmartTVs – que devem responder por 35% dos quase 15 milhões de televisores vendidos este ano no país.

Em 2011, esses aparelhos foram equivalentes a 20% do total de televisores vendidos.

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