26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Estudantes da USP vencem concurso do MercadoLivre

Estudantes da USP vencem concurso do MercadoLivre

10/04/2013 12h00 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Estudantes da USP vencem concurso do MercadoLivre

A equipe eShelf (shelf = prateleira), formada por Mauricio Giordano, estudante do curso de Engenharia de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Glauber Campinho e Raphael Ferras Silva, ambos ex-alunos do curso de Ciências de Computação venceu, no dia 23 de março, a 1ª edição do Hackathon Livre, concurso cultural voltado para desenvolvedores e organizado pela empresa MercadoLivre.

 

Segundo Mauricio, o aplicativo por eles desenvolvido nas 12 horas em que durou a competição funcionada da seguinte forma: vendedor do MercadoLivre se cadastra no site do aplicativo, e lá vai aparecer a listagem de todos os produtos dele. Dessa listagem ele pode selecionar certos produtos para serem exibido em telões de venda expostos em lugares públicos: “Se ele tem uma TV na loja dele, por exemplo, os produtos vão aparecer na tela com um QRcode. O cliente, usando o aplicativo, pode tirar uma foto dele e esse produto vai ser automaticamente salvo na parte de favoritos da conta dele no Mercado Livre”. Além disso, ele poderá, também, realizar a compra pelo celular. Os trabalhos foram julgados segundo os seguintes critérios: criatividade, inovação, originalidade e bom uso dos aplicativos (APIs) do MercadoLivre.

Questionado sobre a importância de participara de um evento como esse, ele Maurício disse: “Acho que quem tivesse oportunidade deveria participar. Poucas pessoas participam. Acho que a maioria dos que competiram já era formada. É um evento em que, se você tiver uma ideia muito boa, pode virar uma star-up e criar uma empresa com ele. É recompensador pois adquirimos muitos conhecimentos, sem contar os prêmios”.

A equipe eShelf ganhou 5 iPads de última geração. Questionado sobre o que aprendeu nesse processo ele disse: “O que mais valeu foi ter de trabalhar em grupo, desenvolver um aplicativo em 12 horas. Todos têm de estar sincronizados, tem que estar juntos; se alguém estiver fora, não estiver prestando atenção vai atrapalhar a equipe inteira. Cada um fez uma parte essencial”.

 

O que é um QRcode?

Um QRcode (sigla para Código de Resposta Rápida) é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Após ser decodificado, ele pode ser transformado em um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x