19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Europa estuda passo importante para união fiscal

Europa estuda passo importante para união fiscal

03/06/2012 17h41 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Europa estuda passo importante para união fiscal

Quando Jean-Claude Trichet pediu em junho passado a criação de um ministério de finanças europeu com poder sobre orçamentos nacionais, a ideia pareceu irreal, um sonho distante que levaria anos ou mesmo décadas para se realizar, se um dia se realizasse.

 

Um ano depois, com a crise da dívida da zona do euro ameaçando dividir o bloco, a Alemanha está pressionando seus parceiros por exatamente o tipo de passo gigante adiante na integração fiscal que o ex-presidente do Banco Central Europeu tinha em mente.

Depois de ficar aquém das expectativas com seu “compacto fiscal” sobre a disciplina orçamentária, a chanceler alemã, Angela Merkel, está pressionando por medidas muito mais ambiciosas, incluindo uma autoridade central para administrar as finanças da área do euro, e novos e maiores poderes para a Comissão Europeia, o Parlamento europeu e a Corte de Justiça europeia.

Ela também está buscando uma postura europeia coordenada para reformar os mercados de trabalho, os sistemas de segurança social e as políticas tributárias, disseram autoridades alemãs.

Até que os Estados concordem com essas medidas e com a perda inédita de soberania que elas envolvem, as autoridades dizem que Berlim vai se recusar a considerar outras iniciativas como títulos conjuntos da zona do euro ou uma “união bancária” com garantias de depósito transnacionais – medidas que segundo Berlim poderiam ser feitas apenas em uma segunda etapa.

O objetivo é que os líderes da UE concordem em desenvolver um mapa do caminho para a “união fiscal” em uma cúpula da UE que acontece entre 28 e 29 de junho, quando autoridades europeias do primeiro escalão, incluindo o presidente do Conselho europeu, Herman Van Rompuy, apresentarão um leque de propostas iniciais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x