18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Evento debate Segurança no Trabalho

Evento debate Segurança no Trabalho

30/04/2013 21h54 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Evento debate Segurança no Trabalho

Temas como a saúde física, psíquica e emocional dos trabalhadores de São Carlos e toda região foram discutidas durante a primeira Mostra Regional em Saúde e Segurança do Trabalhador realizada no último dia 24 de abril, no auditório Bento Prado Junior, na Universidade Federal de São Carlos.

 

Evento foi promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos em parceria com o Centro de Referência do Trabalhador de Araraquara (Cerest) e Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e reuniu trabalhadores, dirigentes sindicais e profissionais da área da saúde e segurança do trabalho.

Durante a abertura do evento o presidente do Sindicato, Erick Silva, destacou a importância da participação das entidades que possuem responsabilidade na saúde e segurança do trabalhador em São Carlos e na região, entre eles o Ministério do Trabalho, Cerest, a Previdência Social, os sindicatos e o Ministério Público.  “A ideia é garantir que todo trabalhador vá cumprir sua jornada em uma empresa e retorne exatamente na mesma maneira que saiu de casa, sem nenhum dano a saúde. Isso é absolutamente legítimo e fundamental em nosso dia a dia”, disse.

O dirigente do Sindicato, João Tavares, destacou as ações que o Sindicato vem desempenhando no sentido da prevenção aos acidentes de trabalho. “Temos intensificado cada vez mais as ações de prevenção e combate aos riscos de acidentes, porém ainda existem trabalhadores que sofrem calados e aceitam trabalhar em condições precárias e irregulares. Não podemos permitir esse desrespeito e esse evento é justamente para fortalecer a nossa luta”.

O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Antonio Valério Morillas Junior, comentou que eventos como este devem existir sempre e em todos os setores, sendo importante que todos os sindicatos tenham essas mesmas preocupações. “Lamentavelmente, aqui na Mostra vi somente a participação do segmento rural e de saúde, no entanto, este é um processo que deve envolver todas as categorias de trabalhadores. É uma pena que nem todos os sindicatos tenham essa preocupação”.

O vereador Ronaldo Lopes, autor de lei que institui o Conselho de Saúde e Segurança no Trabalho e da lei que obriga unidades de pronto-atendimento médico a notificar todos os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), acredita que a mostra foi de grande sucesso. “Essa relação entre os sindicatos e Ministério do Trabalho, Cerest e INSS é muito importante. É disso que a gente precisa e quanto mais colocarmos essas situações, maior será o resultado e maiores números de políticas publicam poderão surgir. Está sendo motivo de muito orgulho ver e participar de avanços como este”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x