19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ex-ministro fala sobre mercado do agronegócio

Ex-ministro fala sobre mercado do agronegócio

18/08/2012 11h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ex-ministro fala sobre mercado do agronegócio

O novo agronegócio foi a base da palestra feita pelo ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ontem em São Carlos, na sede da Embrapa Instrumentação. O tema foi escolhido para marcar a reunião da nova organização e funcionamento do Comitê Assessor Externo (CAE) que deu posse ao empresário Celso Casale, como presidente da entidade.

 

Rodrigues afirmou que o comitê tem um papel dentro do setor agrícola de investigação das novas tecnologias criadas para inovar o segmento agrário. “É a primeira gestão dessa diretoria que reúne poder público com a iniciativa privada. E nós viemos aprender aqui os passos que segue cenário de ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

O CAE é um órgão consultivo, de atuação junto à Embrapa, constituído com a finalidade de assessorar no processo de monitoramento de como o mercado agrícola se desenvolve, particularmente, quanto ao acompanhamento e análise de tendências do mercado do agronegócio.

“Minha participação é muito de aprender e eventualmente de colaborar com a equipe do comitê os 50 anos de vida agrícola. Espero que eu possa ajudar a unidade da Embrapa Instrumentação e que ela ganhe destaque principalmente dentro da nanotecnologia”, afirmou Rodrigues ao ressaltar que a nanotecnologia vem se estabelecendo como um capítulo revolucionário dentro do agronegócio.

O ex-ministro traçou um panorama do agronegócio brasileiro, apresentou as oportunidades e as perspectivas de cenário para o desenvolvimento de equipamentos para o setor.

Para o presidente, Celso Casale, o comitê terá um papel fundamental nas informações para que a Embrapa possa ter as diretrizes para desenvolver a pesquisa. “É relevante a iniciativa de chamar a iniciativa privada e outros setores do agronegócio para que se tenha uma interlocução e  daqui se crie instrumentos que agreguem valor ao produto final do agronegócio”, disse.

Casale disse ainda que ao longo dos 30 anos no comando da Casale Equipamentos a interseção entre indústria e centro de pesquisa é vital. “A empresa desde que iniciou o trabalho teve parceria com a Embrapa. Nós começamos através de uma proposta sugerida por profissionais da própria Embrapa”, afirmou.

A partir de agora, o presidente do CAE passa a ser um dos membros – eleito pelo grupo – e não mais um diretor da Embrapa, como ocorria anteriormente. O secretário-executivo neste novo formato é o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, cargo que na Embrapa Instrumentação é ocupado pelo jornalista Edilson Fragalle.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Celso Luis Casale
Celso Luis Casale
11 anos atrás

É sempre um prazer poder colaborar com a EMBRAPA, e uma honra ter sido escolhido como presidente do CAE , Comitê de Assessoramento Externo que é composto por um grupo de alto nível, destacando nosso amigo ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, entre outras personalidades de destaque no meio científico e empresarial.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x