20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Falências aumentam 19% em SP, diz Tribunal

Falências aumentam 19% em SP, diz Tribunal

26/05/2020 11h36 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Falências aumentam 19% em SP, diz Tribunal Foto: Reprodução

De acordo com dados fornecidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, entre janeiro e abril de 2020 os números de falências tiveram um aumento de 19% no estado em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2019, nos quatro meses, foram 376 pedidos de falência no estado, enquanto em 2020 o número subiu para 446. O período corresponde à pandemia do novo coronavírus no Brasil, que levou governadores e prefeitos a fecharem comércios não-essenciais desde março.
Já os pedidos de recuperação judicial e extrajudicial, que consiste na empresa buscar a Justiça para conseguir acordo com credores e empregados, tiveram uma queda neste ano, quando comparado a 2019. No total, foram 315 pedidos do tipo até abril de 2020, contra 387 no mesmo período do ano anterior. Sobre o mês de maio, há dados até o dia 18, com 80 pedidos de falência e outros 67 de recuperação judicial.
Para o economista Gaio Morais, nos próximos meses o número de falências tende a aumentar, mesmo com a reabertura do comércio e retomada da produção. “Acompanhamos outros países, que já reabrira a economia, que a retomada do consumo está acontecendo de maneira muito lenta. Ou seja, dificilmente haverá uma reposição de perdas rápida”.
Morais defende que as linhas de crédito cheguem mais facilmente às empresas, principalmente às pequenas e médias. “Uma pesquisa da FIESP mostrou que mais de 60% das empresas só tinham caixa para 30 dias. Ou seja, sem crédito, ficará impossível honrar compromissos com fornecedores e empregados nesse período de grande dificuldade”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x