19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Geração positiva comprova crescimento

Geração positiva comprova crescimento

21/04/2012 14h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Geração positiva comprova crescimento

Nesta semana o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os números do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, referente ao mês de março. São Carlos continua apresentando números positivos de geração de emprego, totalizando no mês 404 vagas de trabalho criadas, sendo que em 2012 acumula-se até o presente mês o total de 1.126 novas oportunidades de emprego. Somados os últimos 12 meses, foram gerados na cidade 3.041 vagas, um crescimento de 4,43% da taxa de emprego.

Apesar de ter ocorrido um crescimento mais tímido se comparado ao mesmo mês de 2011, crescendo menos 5,37% que o primeiro trimestre daquele ano, os números apontam para um crescimento constante no saldo de empregos gerados.

Segundo gráficos divulgados pelo Caged, a queda da geração de vagas de trabalho no mês de março vem ocorrendo desde 2008, no qual foram geradas 225 novas vagas de trabalho à época. Já no mesmo mês nos anos 2009 e 2010 o quadro é totalmente oposto, tendo sido registrados números de redução de vagas de trabalho, chegando a -1.000 vagas em 2009 e -426 em 2010.

Já em março de 2011, o quadro para o mês de março mudou para 192 vagas geradas, sendo que este ano saltou para 404 vagas geradas, em um mês cujo histórico de contratações não aponta grandes movimentações.

Após a queda da geração de vagas em 2008 e dos saldos negativos em 2009 e2010, alinha gráfica é de crescimento no mês de março, demonstrando a solidez da economia do município, apresentando crescimento do mercado de trabalho em época cuja sazonalidade não é característica marcante.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos, Emerson Domingues, os dados do Caged do Ministério do Trabalho e Emprego demonstram a solidificação da economia de São Carlos, com crescimento constante na geração de emprego, sem períodos esporádicos e sazonalidades que alterem um quadro de crescimento estável.

Ainda segundo o secretário, outro termômetro é o significativo crescimento de vagas oferecidas na Casa do Trabalhador, onde somente no período de 15 de março a 15 de abril foram cadastradas mais de 400 novas vagas de trabalho.

“Além disso, não podemos deixar de notar que o volume de circulação da mão de obra também aumentou consideravelmente, conforme demonstra o gráfico de admissões e desligamentos no mês. As colunas de trabalhadores admitidos e desligados são cerca de 30% maiores que no ano anterior, ou seja, admitiu-se e demitiu-se 30% a mais em2012”, finalizou Domingues.

Para o prefeito Oswaldo Barba, apesar dos números positivos, o momento é de continuar buscando novos investimentos que resultem na geração de novos postos de trabalho para São Carlos.

“É neste sentido que a Prefeitura continua trabalhando para trazer novas empresas para a nossa cidade. Nos primeiros três meses do ano conseguimos anunciar a vinda de novas empresas a geração de mais de 2 mil empregos”, concluiu Barba.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x