25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Gol anuncia demissão de 190 tripulantes

Gol anuncia demissão de 190 tripulantes

01/06/2012 17h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Gol anuncia demissão de 190 tripulantes

A Gol Linhas Aéreas demitiu 190 tripulantes nesta sexta-feira, 1º, com objetivo de “manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação”, informou a companhia em nota.

 

A empresa não informou onde estavam baseados os tripulantes, o tempo de trabalho nem outros detalhes sobre as demissões.

A Gol afirmou que o desligamento faz parte do processo de adequação à nova realidade do mercado e salientou “que manterá o atendimento aos 63 destinos nacionais e 13 internacionais que compõem sua malha”.

No início de abril, a empresa já havia informado a efetivação da demissão de 131 funcionários, além de 46 adesões a um programa de licença não-remunerada e 238 pedidos de desligamento voluntário.

A Gol tem adotado importantes medidas de redução de custos buscando elevar sua rentabilidade, como a redução de80 a100 voos diários, além das demissões.

Em abril, a companhia reportou recuperação tanto na demanda quanto no yield – indicador do preço de tarifas -, com aumentos de, respectivamente, 4,7% e 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

A redução na oferta ocorreu nos segmentos doméstico e internacional, com recuos de 5,4 e 4,9%, respectivamente, sobre março.

A companhia aérea, segunda maior do país em participação de mercado de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), afirmou ainda que está em constante diálogo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o sindicato informou que sempre busca evitar demissões no setor, e que é de interesse da entidade que elas sejam revertidas.

Além disso, o sindicato afirmou que há pouco mais de uma semana cerca de 150 tripulantes não receberam suas escalas de voo, o que já sinalizava as posteriores demissões.

Na semana passada, o sindicato conseguiu reverter a demissão de 11 tripulantes diante da alegação de que teriam sido ilegais por não obedecerem convenções coletivas de trabalho.

As ações da Gol iniciaram a sessão desta sexta-feira em queda, mas reverteram a tendência e operavam em alta de 2,49%, a 8,24 reais às 12h53, enquanto o Ibovespa cedia 0,94 por cento no mesmo horário.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x