26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Governo anunciou várias medidas para aliviar caixa de empresas

Governo anunciou várias medidas para aliviar caixa de empresas

20/05/2020 06h26 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Governo anunciou várias medidas para aliviar caixa de empresas Foto: Arquivo Pessoal

Advogado lista uma série de ações que buscam amenizar prejuízos em meio à pandemia

O advogado Augusto Fauvel destacou uma série de medidas tomadas pelo Governo Federal, que visam aliviar o caixa das empresas durante a pandemia do novo coronavírus. São medidas que vão desde a desoneração de impostos até prorrogação dos prazos para pagamentos de dívidas junto ao governo.
Para as empresas, houve o adiamento do pagamento da contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os pagamentos de abril serão quitados em agosto. Os pagamentos de maio, em outubro. A medida antecipará R$ 80 bilhões para o fluxo de caixa das empresas.
Além disso, houve o adiamento da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) do 15º dia útil de abril, maio e junho para o 15º dia útil de julho e a redução em 50% da contribuição das empresas para o Sistema S por três meses, de abril a junho.
Para as micro e pequenas empresas, foi garantido o adiamento, por seis meses, da parte federal do Simples Nacional. Os pagamentos de abril, maio e junho passaram para outubro, novembro e dezembro. Também o adiamento dos parcelamentos das micro e pequenas empresas devedoras do Simples Nacional. As parcelas de maio passaram para agosto, as de junho para outubro, e as de julho para dezembro.
Adiamento, por três meses, da parte estadual e municipal do Simples Nacional. Os pagamentos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, pertencente aos estados) do Imposto sobre Serviços (ISS, dos municípios) de abril, maio e junho passaram para julho, agosto e setembro.
A compra de materiais médicos teve redução a zero das alíquotas de importação para produtos de uso médico-hospitalar além da desoneração temporária de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens necessários ao combate ao Covid-19.
Para os Microempreendedores individuais (MEI) foi concedido adiamento das parcelas por seis meses. Os pagamentos de abril, maio e junho passaram para outubro, novembro e dezembro. A medida vale tanto para a parte federal como para parte estadual e municipal (ICMS e ISS) do programa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x