25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Governo quer agilizar privatização da Eletrobras

Governo quer agilizar privatização da Eletrobras

Ideia do ministro Paulo Guedes é mostrar que o governo Bolsonaro “tem compromisso com uma agenda liberal”

23/02/2021 14h07 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Governo quer agilizar privatização da Eletrobras Foto: Agência Brasil

O Governo Federal está criando neste momento uma Medida Provisória (MP) para agilizar o processo de privatização da Eletrobras. De acordo o Jornal O Globo, o governo deve apresentar a MP em breve.

O processo de privatização da estatal preocupa muito grande parte dos trabalhadores da empresa. Eles afirmam que as condições de trabalho iriam piorar. O Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo, por exemplo, diz que a privatização vai provocar demissões.

Seja como for, dentro do Ministério da Economia o sentimento é de que não dá para voltar atrás. A ideia do Ministro Paulo Guedes é mostrar que o governo Bolsonaro “tem compromisso com uma agenda liberal”.

Guedes acredita que seria importante dar essa sinalização logo depois que Bolsonaro trocou o comando da Petrobras. De acordo com economistas, isso irritou muitos investidores com um pé atrás em relação ao Palácio do Planalto neste momento.

MP DA PRIVATIZAÇÃO – Dentro do Governo, há uma ideia de que uma MP andaria mais rápido no Congresso. Isso porque ela obrigaria os deputados e senadores a debaterem o assunto em no máximo 120 dias depois da publicação do documento.

Mas a MP por si só não vai permitir a venda da estatal. Ela apenas vai ter o poder de fazer com que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) comece os estudos da privatização.

Ainda de acordo com o Jornal O Globo, a ideia do Governo é privatizar a Eletrobras no próximo mês de novembro. O Planalto e o Ministério da Economia esperam arrecadar algo em torno de R$16 bilhões com a venda.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x