26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ibovespa recua pelo 3º pregão seguido

Ibovespa recua pelo 3º pregão seguido

11/07/2012 21h39 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ibovespa recua pelo 3º pregão seguido

O principal índice de ações da Bovespa caiu pelo terceiro pregão seguido nesta quarta-feira, 11, após a ata do Comitê de Mercado Aberto do banco central dos Estados Unidos (Fed) decepcionar investidores que esperavam sinais de novas medidas de estímulo.

 

No fim de uma sessão volátil, o Ibovespa fechou em queda de 0,25%, a 53.569 pontos. Na mínima, o índice caiu 0,88%, enquanto na máxima a alta foi de 0,80%. O giro financeiro do pregão foi de 5,97 bilhões de reais.

“A ata do Fed foi um pouco de mais do mesmo, nada que pudesse de fato animar os mercados”, disse o gestor Flávio Barros, da Grau Gestão de Ativos.

Membros do banco central dos Estados Unidos estão abertos à ideia de mais estímulos econômicos, mas apenas após uma piora das condições, mostrou a ata da reunião de junho divulgada nesta tarde.

A preocupação com a recuperação da economia global também motivou postura mais cautelosa, segundo Barros. “O mercado também espera o PIB e a produção industrial da China, um dos motores do mundo e o principal parceiro comercial do Brasil.”

Em Wall Street, o índice Dow Jones caiu 0,38 por cento, enquanto o S&P 500 terminou o dia estável. Mais cedo, o principal índice das bolsas europeias também fechou a sessão com estabilidade.

Na cena doméstica, o mercado selou suas últimas apostas para o anúncio da nova Selic na noite desta quarta-feira. A expectativa é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncie redução de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, para 8 por cento ao ano.

Dentre as ações mais negociadas na Bovespa, a preferencial da Petrobras subiu 0,82%, a 18,54 reais, enquanto a da Vale caiu 0,56%, a 38,76 reais. OGX recuou 0,67%, a 5,91 reais.

A ação da fabricante brasileira de jatos Embraer desabou 7,27%, a 11,87 reais. Foi a maior baixa diária desde 8 de agosto de 2011, quando o papel caiu 12,4%cento.

Os investidores reagiram mal à redução da carteira de pedidos da Embraer para o menor nível em 6 anos, o que levantou temor sobre os resultados futuros da companhia.

Em sentido oposto, PDG Realty avançou 7,89%, a 3,28 reais. Segundo operadores, a ação devolveu parte do tombo de 10% da véspera, quando a construtora e incorporadora reduziu quase pela metade sua previsão de lançamentos para este ano. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x