25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ibovespa sobe 2% em dia de recuperação

Ibovespa sobe 2% em dia de recuperação

25/06/2013 21h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Ibovespa sobe 2% em dia de recuperação

A Bovespa teve um dia de recuperação técnica nesta terça-feira, 25, após declarações de autoridades monetárias terem aliviado temores sobre a possibilidade de aperto de crédito na China e de rápida interrupção de estímulos por bancos centrais.

 

O Ibovespa subiu 2 por cento, a 46,893 pontos, segundo dados preliminares, com a mineradora MMX, do empresário Eike Batista, liderando os ganhos. O giro financeiro do pregão foi de 6,26 bilhões de reais, abaixo da média diária.

“Essa alta é pequena perto da necessidade, ainda está longe do ideal”, disse Marcio Cardoso, sócio-diretor da Título Corretora em São Paulo. No mês, o Ibovespa acumula queda de 12,6 por cento e no ano, de 23 por cento no ano.

“Você pode até ver entrada para os ativos, porque eles apanharam muito nas últimas semanas, mas dizer que houve mudança de cenário e de perspectivas, não mudou”, acrescentou Cardoso, citando preocupações com a economia doméstica.

A melhora de humor dos mercados globais ocorreu depois que membros de bancos centrais de Estados Unidos, China e Europa vieram à público para acalmar investidores preocupados com as perspectivas de redução da liquidez global.

Destaque para o banco central chinês, que garantiu que continuará a fornecer dinheiro às instituições que precisam, após dias de agitação que derrubaram as ações globais por temores de crise bancária na segunda maior economia do mundo.

“A grande preocupação é com o crescimento da economia chinesa e se eles terão um aperto monetário por lá ou não. Esses comentários hoje trouxeram alívio, sinalizam que eles não terão movimentos muito bruscos por lá”, disse o analista Felipe Rocha, da Omar Camargo Corretora.

Nesse cenário, o referencial norte-americano S&P 500 fechou em alta de 0,95 por cento, enquanto o principal índice europeu de ações teve valorização de 1,45 por cento.

Por aqui, MMX saltou 17,86 por cento, após notícias de que a mineradora suíça Glencore Xstrata, o banco BTG Pactual e a holandesa Trafigura estão interessados em ativos da mineradora de Eike Batista.

Uma fonte ligada ao grupo EBX afirmou à Reuters nesta tarde que Eike também colocou à venda ativos de carvão da CCX e de ouro da AUX.

A CCX, que não faz parte do Ibovespa, acelerou com força a alta após a notícia, fechando com valorização de 12,05 por cento, na máxima da sessão.

As ações da petrolífera OGX, também de Eike, e da mineradora Vale foram as principais influências positivas para o Ibovespa, depois da siderúrgica Usiminas.

Em sentido oposto, pesaram no índice os papéis do banco Santander e da Suzano Papel e Celulose.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x