25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > IGP-DI sobe 0,32% em maio, acima do esperado

IGP-DI sobe 0,32% em maio, acima do esperado

06/06/2013 13h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
IGP-DI sobe 0,32% em maio, acima do esperado

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,32 por cento em maio, após deflação de 0,06 por cento em abril, acima do esperado e afetado pelos preços no atacado ofuscando a desaceleração no varejo, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, 6.

 

Pesquisa Reuters mostrou que, pela mediana de 24 previsões, o indicador teria alta de 0,16 por cento em maio na mediana das projeções, que variaram de 0,03 a 0,30 por cento.

Em 12 meses, o índice acumulou alta de 6,20 por cento em maio, ante 6,83 por cento nos 12 meses até abril.

A inflação continua sendo fonte de preocupação ao se manter perto do teto da meta do governo, de 6,5 por cento pelo IPCA. O Banco Central acelerou o ritmo de aperto monetário, elevando a Selic em 0,5 ponto percentual, para 8 por cento ao ano.

Agora, o mercado aguarda a divulgação ainda nesta quinta-feira da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, em busca de mais sinalizações sobre o tamanho do ciclo total de aperto dos juros neste ano.

 

ATACADO

Em maio, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) registrou ligeira inflação de 0,01 por cento, após apresentar queda de 0,39 por cento. O índice calcula as variações de preços de bens agropecuários e industriais nas transações em nível de produtor e responde por 60 por cento do IGP-DI.

Entre a origem dos produtos, os agropecuários registraram queda de 0,75 por cento, ante recuo de 2,69 por cento em abril. Já os industriais tiveram avanço de 0,30 por cento, após alta de 0,51 por cento no mês anterior.

Em relação aos estágios de produção, o índice relativo a Bens Finais apresentou variação positiva de 0,08 por cento, desacelerando ante a alta de 0,40 por cento em abril.

O índice do grupo Bens Intermediários mostrou avanço de 0,13 por cento, ante recuo de 0,26 por cento no mês anterior. Já em Matérias-Primas Brutas foi registrada queda de 0,22 por cento, após deflação de 1,50 por cento em abril.

 

VAREJO

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), registrou alta de 0,32 por cento, ante avanço de 0,52 por cento em abril. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 30 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) acelerou a alta a 2,25 por cento em maio, ante 0,74 por cento em abril. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

 

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais, sendo o indexador das dívidas dos Estados com a União. O índice também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x