20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > IGP-M desacelera alta na 2ª prévia de maio

IGP-M desacelera alta na 2ª prévia de maio

20/05/2013 13h29 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
IGP-M desacelera alta na 2ª prévia de maio

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,01 por cento na segunda prévia de maio, ante elevação de 0,28 por cento no mesmo período de abril, com destaque para a deflação dos produtos agropecuários no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 20.

 

Em relação à primeira prévia do mês, o indicador também mostrou ligeira desaceleração, após alta de 0,03 por cento na leitura anterior.

Na segunda prévia de maio, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, teve deflação de 0,20 por cento, ante avanço de 0,11 por cento em igual período de abril.

Em relação à origem dos produtos, os agropecuários registraram queda de 1,96 por cento, após recuo de 0,89 por cento no mesmo período de abril. Já os industriais subiram 0,47 por cento, desacelerando ante alta de 0,50 por cento no mês anterior.

Entre os estágios de produção, os preços dos Bens Finais avançaram 0,15 por cento, ante 0,94 por cento anteriormente. Contribuiu para este movimento o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de 8,21 para -0,61 por cento.

No segmento Bens Intermediários, houve deflação de 0,19 por cento, ante queda de 0,14 por cento na segunda prévia de abril. A principal contribuição partiu do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, cuja taxa passou de 1,57 para -0,44 por cento.

Já o índice de Matérias-Primas Brutas apresentou variação negativa de 0,64 por cento, contra queda de 0,58 por cento no mês anterior. Os itens que mais influenciaram foram laranja (5,22 para -16,13 por cento), minério de ferro (8,49 para 6,17 por cento) e aves (-4,49 para -9,30 por cento).

 

VAREJO

Com a deflação no atacado, os preços dos alimentos vêm desacelerando no varejo, mas esse movimento ainda ainda mostra alguma resistência, como mostrado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril.

Na segunda prévia de maio do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no indicador, desacelerou a alta para 0,31 por cento, contra 0,57 por cento visto anteriormente.

A principal contribuição partiu do grupo Alimentação, com alta de 0,22 por cento na segunda prévia de maio ante 1,23 por cento no mesmo período do mês anterior.

O mercado aguarda agora a divulgação na quarta-feira dos dados de maio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15).

O nível elevado dos preços levou o BC a iniciar novo ciclo de aperto monetário em abril, com a elevação da taxa básica de juros para 7,5 por cento ao ano, ainda que num momento de recuperação econômica frágil.

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,68 por cento, desacelerando ante alta de 0,74 por cento na segunda apuração de abril.

Dentro do INCC, que responde por 10 por cento do IGP, o item Mão de Obra teve alta de 0,85 por cento, após avanço de 0,91 por cento na segunda prévia de abril. Já Materiais, Equipamentos e Serviços avançou 0,50 por cento, ante 0,57 por cento.

Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel.

A segunda prévia do IGP-M calcula as variações de preços no período entre o dia 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x