19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > IGP-M desacelera alta para 0,03% na 1ª prévia de maio

IGP-M desacelera alta para 0,03% na 1ª prévia de maio

10/05/2013 13h22 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
IGP-M desacelera alta para 0,03% na 1ª prévia de maio

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou forte desaceleração na primeira prévia de maio em relação ao mesmo período de abril em meio à queda dos preços no atacado, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 10.

 

O indicador apurou alta de 0,03 por cento ante elevação de 0,42 por cento no mesmo período de abril. O índice também mostrou desaceleração em relação ao fechamento de abril, quando houve alta de 0,15 por cento do IGP-M.

Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel.

A primeira prévia do IGP-M calcula as variações de preços no intervalo entre os dias 21 e 30 do mês de abril.

O nível alto de inflação vem causando preocupações tanto no governo quanto entre analistas, uma vez que ocorre num momento de fragilidade da recuperação econômica. Mesmo assim, o Banco Central iniciou mais um ciclo de aperto monetário no mês passado.

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou a alta ao subir 0,55 por cento, acima da expectativa do mercado.

Na quinta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a trajetória da inflação no Brasil é descendente nos próximos meses, e que o governo está tomando as medidas para impedir o contágio da alta dos preços entre os setores da economia.

 

ATACADO

Os preços já têm mostrando recuo no atacado, principalmente por conta dos produtos agropecuários, mas ainda há alguma resistência para que esse movimento chegue com mais força ao varejo.

Na primeira prévia de maio, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do IGP-M, teve deflação de 0,17 por cento, ante avanço de 0,38 por cento em igual período de abril.

Em relação à origem dos produtos, os agropecuários registraram queda de 2,23 por cento no período, ante deflação de 0,29 por cento anteriormente. Já os industriais subiram 0,61 por cento, ante alta de 0,64 por cento no mês anterior.

Entre os estágios de produção, os preços dos Bens Finais recuaram 0,10 por cento, após alta de 1,05 por cento. No segmento Bens Intermediários, houve deflação de 0,19 por cento, ante variação positiva de 0,01 por cento em abril. Já o índice de Matérias-Primas Brutas apresentou variação negativa de 0,25 por cento, contra alta de 0,02 por cento no mês anterior.

 

VAREJO

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, desacelerou a alta para 0,31 por cento, contra 0,43 por cento visto anteriormente.

A principal contribuição partiu do grupo Alimentação, com variação positiva de 0,07 por cento ante alta de 0,84 por cento em abril.

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que responde por 10 por cento do IGP, registrou elevação de 0,66 por cento, ante alta de 0,67 por cento na primeira apuração de abril.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x