Economia

Índices europeus sobem após sucessivas quedas


 

As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, 11, travando uma semana de quedas, embora essa recuperação possa ser vista como técnica e ter duração curta, com investidores se preparando para um leilão de títulos na Itália nesta quinta-feira, 12.

 

O índice europeu de ações fechou em alta de 0,75%, para 1.033 pontos, depois de registrar perdas acumuladas de 5,4% em quatro sessões.

Ações de bancos da zona do euro lideraram o rebote, com as do Intesa SanPaolo registrando alta de 5,45%, e as do Commerzbank com avanço de 4,13%, com operadores referindo-se a uma cobertura de posições.

O índice do setor avançou 2,45% nesta quarta, após cair 21% no acumulado de três semanas, em meio à retomada dos temores em relação à crise da dívida no continente.

“Trata-se apenas de um ajuste técnico de curto prazo depois de uma queda brutal. O fato é que tudo foi mostrado em gráficos: linhas de tendência, canais, média de movimento em 200 dias”, disse o chefe de operações de vendas quantitativas na Global Equities, em Paris, David Thebault.

“Temos leilão de títulos da Itália amanhã (quinta-feira) e estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) da China na sexta-feira pela manhã. A única coisa interessante para se comprar no momento é volatilidade”, acrescentou.

Os papéis da Nokia despencaram 14,5% e atingiram seu nível mais baixo desde 1997, depois de a empresa de telefonia móvel alertar que teria perdas nos dois primeiros trimestres do ano, enquanto se esforça para renovar sua linha de produtos para competir com Apple e Samsung.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,7%, a 5.634 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 1,03%, para 6.674 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,62%, a 3.237 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib avançou 1,6%, para 14.689 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 subiu 1,93%, a 7.576 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 ganhou 0,8%, para 5.308 pontos.

 

 

 

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *