18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > IPC-Fipe desacelera e sobe 0,10% em maio

IPC-Fipe desacelera e sobe 0,10% em maio

05/06/2013 16h05 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
IPC-Fipe desacelera e sobe 0,10% em maio

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou maio com alta de 0,10 por cento, após avanço de 0,28 por cento em abril, favorecido pela queda dos preços dos alimentação, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quarta-feira, 5.

 

Pesquisa da Reuters mostrava que a expectativa era de alta de 0,20 por cento no mês passado segundo a mediana de 14 projeções, com as contas variando de 0,16 a 0,27 por cento.

Em relação à terceira quadrissemana do mês, o indicador também mostrou desaceleração, após avanço de 0,18 por cento na apuração anterior.

Na quarta quadrissemana de maio, os preços do grupo Alimentação recuaram 0,28 por cento, representando -0,0637 ponto percentual do IPC-Fipe do mês, depois de terem avançado 0,20 por cento em abril.

Já, o setor de Saúde subiu 0,94 por cento, representando 0,0725 ponto percentual do índice, desacelerando ante a alta de 1,31 por cento no mês anterior.

A inflação tem girado perto do teto da meta do governo, de 6,5 por cento pelo IPCA, levando o Banco Central a acelerar o ritmo de aperto monetário, elevando a Selic em 0,5 ponto percentual, para 8 por cento ao ano.

O mercado volta as atenções agora para a divulgação na quinta-feira da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, em busca de mais sinalizações sobre o tamanho do ciclo total de aperto da Selic neste ano.

No dia seguinte, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados de maio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acelerou a alta em abril para 0,55 por cento.

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

 

A divulgação do IPC-Fipe referente à primeira quadrissemana de junho ocorrerá em 11 de junho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x