20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > LATAM promove demissões em São Carlos e esconde números

LATAM promove demissões em São Carlos e esconde números

23/06/2020 06h30 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
LATAM promove demissões em São Carlos e esconde números Foto: Divulgação

Medidas atingem diretamente o centro de manutenção de São Carlos; companhia pode estar cumprindo promessa do seu CEO feita em abril

O Grupo LATAM está demitindo funcionários do seu centro de manutenção em São Carlos (MRO), mas está escondendo da imprensa e da comunidade o número de cortes realizado. A reportagem tentou falar com todos os telefones da assessoria de imprensa, mas ninguém atende às chamadas. Na sede em São Carlos a informação é de que somente o setor de comunicação pode falar sobre o assunto.

O Grupo LATAM e através do CEO, Roberto Alvo, emitiu no dia 17 de abril, uma carta explicando um pouco mais aos funcionários sobre a crise do novo coronavírus, que a empresa está atravessando. Um trecho da carta chamou a atenção de diversos funcionários, por indicar uma redução das operações no futuro, com provável significativa diminuição do quadro de funcionários do GRUPO LATAM.

Segundo o Portal “Esquerda Diário” a Latam anunciou no dia 9 de junho a demissão de quase 2.000 trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Apenas em Guarulhos podem ser cerca de 800 demitidos.

REVEZAMENTO – No MRO (centro de manutenção) de São Carlos, durante três meses, a partir de março, a LATAM estava revezando os seus trabalhadores. Metade dos trabalhadores atua durante 15 dias e descansa os outros 15.

Depois disso, a equipe que estava de folga volta ao trabalho e a outra, que estava atuando, descansa uma quinzena. Cerca de 50 trabalhadores terceirizados, que atuavam no setor de pintura, foram demitidos logo no início da crise da Covid-19.   

Houve também uma redução dos salários, menos para os que ganham R$ 2 mil ou menos, que é o piso que está sendo pago a todos os operários. Em abril a empresa informou a todos que se a situação não mudasse começarão as demissões, o que pode estar acontecendo no momento.

O MRO de São Carlos emprega cerca de 1.000 trabalhadores. Em janeiro, a empresa estava anunciando a ampliação do negócio em 15% e chegou a anunciar a abertura de 200 vagas.

O GRUPO LATAM Airlines tem mais de 42 mil trabalhadores e operava diariamente 1.400 voos e mais de 74 milhões de passageiros transportadores por ano. O Grupo LATAM conta com 332 aviões. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x