Made in São Carlos, Latina comemora 18 anos
A empresa Latina Eletrodomésticos comemorou este ano o seu 18º aniversário. A sua linha de montagem iniciou as operações no dia 27 de setembro de 1994. A fabricante de eletrodomésticos tem participação expressiva nos mercados em que atua em todo território nacional, estando presente em mais de 6 mil pontos de venda. “Estamos nos principais varejistas do Brasil em cadeias como Casas Bahia, Lojas Pernambucanas, Magazine Luiza, Lojas Cem, Armazém São Jorge, Extra, J. Mahfuz, etc”, ressalta o diretor Valdemir Dantas. A marca tem um altíssimo índice satisfação do consumidor e é muito bem reputada junto ao varejo brasileiro.
As exportações representam entre 5% e 10% das vendas. Dantas ressalta que os principais mercados estão no Brasil, com destaque nas regiões Norte/Nordeste e Sudeste. “No mercado internacional atuamos no Mercosul. Somos um dos principais exportadores para o Paraguai e mantemos negócios com outro países da América do Sul e Europa. Alguns outros mercados esta sendo prospectados”, revela.
A Latina gera aproximadamente 300 empregos diretos em São Carlos em duas unidades operacionais, além de colaboradores na unidade da Grande Recife (PE). “Por ser uma montadora, mantemos mais de 150 fornecedores em nossa cadeia de processos industriais gerando outros mais de 800 colaboradores indiretos., comenta Dantas.
História – A companhia iniciou produzindo lavadoras semi-automáticas, os chamados tanquinhos. Depois passou a investir na linha de refrigeração com os bebedouros refrigerados e depois na linha de purificação de água. O investimento seguinte foi na área de na ventilação de teto, onde a empresa desenvolveu o produto em parceria com o Departamento de Aeronáutica da USP de São Carlos.
A Latina Eletrodomésticos nasceu quando a nova moeda, o Real entrou em circulação. A empresa faturou naquele ano de 1994, um total de R$ 1,5 milhão e, em 2010 chegou a um faturamento de R$ 160 milhões, ou seja, cem vezes mais. Por tudo isso, a empresa são-carlense pode ser considerada uma espécie de “símbolo são-carlense” do sucesso da moeda.
O diretor da empresa, José Paulo Aleixo Coli, afirma que a estabilidade abriu novas possibilidades para o setor produtivo. A estabilidade econômica, segundo ele, possibilitou com que se projetasse a empresa para o futuro. “Antes do Plano Real, o que era projetado para seis meses não se concretizava devido à inflação. Hoje trabalhamos com planejamento de 5 anos para a frente. Atualmente estamos pensando em 2015”, enfatiza ele.
Coli afirma que na Latina o termo “planejamento estratégico” não é jogo de retórica, mas uma prática seguida à risca. “Somos uma empresa média com visão de empresa grande. Procuramos nos antecipar a possíveis problemas. Por isso, mesmo com várias crises, só crescemos. Começamos com apenas uma planta produtiva e hoje já temos a planta 2, a logística, a unidade do Clube do Lar, a unidade de Venda Direta e uma montadora em Jaboatão dos Guararapes que atende com exclusividade o mercado nordestino”, explica o empresário.