25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Mercado antecipa previsão de Selic a 9% para abril

Mercado antecipa previsão de Selic a 9% para abril

19/03/2012 16h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mercado antecipa previsão de Selic a 9% para abril

No primeiro relatório Focus com as projeções do mercado financeiro após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), as previsões para a taxa Selic neste ano e em 2013 foram mantidas em 9,00 e 10,00%, respectivamente.

 

No entanto, o mercado agora estima que a Selic cairá para 9% ao ano já em abril, permanecendo nesse patamar até fevereiro do ano que vem e passando a 9,50 por cento em março, segundo a mediana das projeções. A estimativa anterior era de que esse nível seria alcançado em maio e que a Selic voltaria a subir em janeiro, para 9,50% ao ano.

No Top 5 – que reúne as instituições que mais acertam as projeções no relatório Focus -, a Selic também é estimada em 9% para abril.

Na última reunião do Copom, a Selic foi reduzida em 0,75%, para 9,75% ao ano. Na ata da reunião, o Copom deixou claro que pretende levar a Selic para patamares “ligeiramente acima dos mínimos históricos” e estabilizá-la neste nível. O piso já alcançado na taxa básica de juros é de 8,75% ao ano.

Em uma pesquisa da Reuters, a Selic também é prevista em 9% a partir de abril. No entanto, os analistas ouvidos também cortaram a estimativa para o patamar da Selic no final do ano, para 8,5%, de acordo com a mediana das projeções.

 

INFLAÇÃO, PIB E CÂMBIO

As projeções do mercado para inflação, taxa de câmbio e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mantiveram-se praticamente inalteradas em relação ao relatório da semana passada.

Houve apenas uma ligeira elevação na estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses, a 5,37%, após 5,36% no Focus anterior.

Os agentes preveem que o IPCA feche 2012 em 5,27% e 2013 em 5,50%.

A previsão para a taxa de câmbio no fim do ano é de 1,75 real por dólar, enquanto o crescimento do PIB é estimado em 3,30% neste ano e 4,20% no ano que vem.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Melissa
Melissa
12 anos atrás

O aumento dos impostos é que está gerando inflação, todos estão repassando para os preços aumento da carga tributária. Ainda vamos continuar com a maior taxa de juros (SELIC) do mundo aumentando perigosamente nossa dívida pública interna para manter reservas internacionais altas que não pagam juros. Os EUA pagam 1% e o BRASIL 10%, com isso temos esse TSUNAMI de dólares vindo para cá apreciando nossa moeda e prejudicando nossa industria. Veja as taxas de juros em http://www.ipoupar.com.br/creditos/

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x