26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Mercado de trabalho impulsiona procura de mulheres por salões de beleza

Mercado de trabalho impulsiona procura de mulheres por salões de beleza

08/06/2013 17h04 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mercado de trabalho impulsiona procura de mulheres por salões de beleza

Que a boa aparência é um importante cartão de visita ninguém discute. Além desse fator, as mulheres não dispensam um tratamento de beleza. Com a presença delas cada vez mais consolidada no mercado de trabalho, a procura pelos serviços estéticos tem aumentado substancialmente, é o que aponta uma pesquisa do Instituto Data Popular.

 

De acordo com o estudo, em 20 anos, a expansão da população feminina ficou em 35%. Já o número de mulheres com carteira assinada foi de 157%. Ainda segundo a pesquisa, os gastos com cosméticos, produtos de higiene pessoal e os serviços relacionados a cabeleireiros, manicures e esteticistas apresentaram um salto de 124% nos últimos anos – passaram de R$ 26,5 bilhões para R$ 59,3 bilhões, segundo previsão para 2013

Um terço dos gastos previstos será desembolsado pela classe média. As classes com estrato social mais baixo responderão por menos de dois quintos.

A análise aponta que as classes sociais mais baixas têm menor proporção de visitas ao salão de beleza, por outro lado representam metade dos clientes dos salões. O levantamento diz ainda que apesar de oito em cada dez mulheres da classe alta terem ido ao cabeleireiro, manicure e pedicure nos últimos 30 dias, esse público representa menos de dois quintos das pessoas que frequentam estabelecimentos do gênero.

A presença feminina realizando funções de atendimento ao público em geral pode ser uma das razões para a ampliação de salões de beleza em todo o país, demonstra a pesquisa. Silmara Estevam Siqueira, proprietária de um salão no Jardim Ricetti, acredita nessa tendência.

“A mulher jamais descuida da aparência, principalmente quando trabalha diretamente com o público”, observa. Ela confirma o aumento na procura por tratamentos de beleza pelas mulheres que estão no mercado de trabalho e ressalta que os homens também deixam o preconceito de lado e estão buscando tratamentos de beleza.

A atendente Cleide Silva Nascimento trabalha com o público e afirma que de 15 em 15 dias, no máximo, procura por tratamentos estéticos. “Manicure e pedicure é indispensável. Uma escova progressiva de vez em quando é importante para manter a boa aparência”, salienta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x