19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Mercado reduz expansão do PIB pela 7ª vez

Mercado reduz expansão do PIB pela 7ª vez

25/06/2012 16h04 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mercado reduz expansão do PIB pela 7ª vez

A persistente dificuldade da economia brasileira em deslanchar fez com que o mercado reduzisse pela sétima semana seguida sua expectativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), mantendo a projeção para a Selic neste ano em 7,50%.

 

De acordo com relatório Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira, 25, o mercado cortou a previsão de crescimento do PIB de 2,30 para 2,18%, ainda mais abaixo do já fraco desempenho do ano passado, quando a expansão foi de apenas 2,7%.

Depois de o PIB ter crescido apenas 0,2% no primeiro trimestre deste ano, comparado com os últimos três meses de2011, aequipe econômica da presidente Dilma Rousseff já abandonou a previsão inicial de crescimento de 4,5% do PIB para este ano e fala em algo em torno de 3%.

A indústria é o que mais preocupa, uma vez que a produção do setor registrou a segunda queda seguida em abril, ao recuar 0,2% frente a março.

Somando-se às medidas de estímulo do governo já feitas, o BC reduziu a Selic em 4% desde agosto passado, para a mínima recorde de 8,50% ao ano atualmente.

A expectativa é de ainda mais reduções, uma vez que ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) mostrou que a autoridade monetária deve continuar fazendo novos cortes na taxa básica de juros do país “com parcimônia”.

Para 2013, as previsões no Focus agora apontam para um PIB crescendo 4,20%, depois dos 4,25 por cento da semana anterior. Já para a Selic no período, o mercado manteve a previsão em 9,00%.

 

INFLAÇÃO

O recente movimento de desaceleração da inflação dá suporte para que o BC mantenha essa política de redução da taxa básica de juros.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) – considerado uma prévia da inflação oficial – desacelerou para uma alta de 0,18% em junho, ante variação positiva de 0,51% em maio, abaixo do esperado pelo mercado.

Diante disso, o mercado continuou reduzindo suas estimativas para o IPCA no final deste ano, que passou de 5,00 para 4,95%. Para2013, aexpectativa foi cortada de 5,54 para 5,50%.

Ainda segundo o Focus, a taxa de câmbio prevista pelo mercado para o fim de 2012 foi mantida em 1,95 real por dólar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x