26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Mercado reduz previsão de inflação e Selic em 2013

Mercado reduz previsão de inflação e Selic em 2013

01/10/2012 18h11 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mercado reduz previsão de inflação e Selic em 2013

O mercado elevou ligeiramente a projeção para a inflação neste ano e baixou a perspectiva para 2013 depois que o Banco Central revisou as projeções para o IPCA, e passou a ver uma alta menor da Selic no ano que vem ao reduzir sua expectativa para a taxa básica de juros.

 

A pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira mostrou que agora os analistas esperam que a Selic encerre 2013 a 8 por cento, ante 8,25 por cento anteriormente.

“Isso tem a ver com o fato de o governo ter indicado que vai adotar todos os esforços possíveis para minimizar uma alta da Selic no ano que vem”, afirmou o estrategista-chefe do Banco WestLB, Luciano Rostagno.

Já o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, cita a afirmação do BC de que há evidências de que houve um deslocamento para baixo da taxa de juros neutra no país.

“Isso implica em dizer que a taxa Selic não deve operar em patamares tão altos nos próximos anos e a projeção no Focus caiu. O BC decidiu parar de cortar a Selic no curto prazo para tentar construir um novo consenso sobre os juros a longo prazo no país”, escreveu ele em nota.

Para 2012, os analistas consultados no Focus mantiveram a projeção de que a taxa básica de juros não sofrerá mais cortes e terminará o ano nos atuais 7,50 por cento.

Entretanto o Top-5 – instituições que mais acertam os dados – ainda vê mais um corte na taxa básica de juros neste ano ao estimar a Selic em 7,25 por cento, ante 7,13 por cento na semana anterior.

 

INFLAÇÃO

A indicação pelo Banco Central de convergência da inflação no ano que vem também ajudou na redução para a perspectiva da Selic em 2013, segundo Rostagno.

Em seu Relatório de Inflação divulgado na semana passada, o BC calculou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2013 em 4,9 por cento, abaixo das contas anteriores de 5,0 por cento. Mas para 2012, a autoridade monetária elevou a projeção para a inflação a 5,2 por cento pelo cenário de referência, ante previsão anterior de 4,7 por cento.

Diante disso, os analistas consultados no Focus também revisaram suas contas. Agora eles preveem que a inflação neste ano atingirá 5,36 por cento, ante 5,35 por cento na semana anterior, mais longe do centro da meta do governo, de 4,5 por cento pelo IPCA.

Para 2013, a estimativa para o IPCA foi reduzida para 5,48 por cento, ante 5,50 por cento anteriormente.

 

CRESCIMENTO

Já a expectativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 permaneceu estável no Focus pela segunda semana seguida. Assim, o mercado prevê um avanço de 1,57 por cento. Para 2013 a perspectiva também ficou inalterada em 4 por cento.

Em seu relatório, o BC reduziu, pela segunda vez seguida, a previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano, de 2,5 para 1,6 por cento.

A projeção para este ano ainda ficou abaixo da do governo, que cortou a previsão de crescimento do PIB de 2012 para 2 por cento, ante 3 por cento anteriormente.

A pesquisa Focus desta segunda-feira mostrou também que o mercado manteve a previsão de que o dólar encerrará este ano a 2 reais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x