18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Metalúrgicos iniciam preparação de Congresso Regional

Metalúrgicos iniciam preparação de Congresso Regional

24/04/2013 22h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Metalúrgicos iniciam preparação de Congresso Regional

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região dão nesta quinta-feira, 25, o primeiro passo para a preparação do 1º Congresso dos Metalúrgicos. A abertura será às 19h30, no Clube do Grêmio, na rua Ana Prado, número 188, na Vila Prado, com um debate que terá como tema “A luta pela defesa dos interesses dos trabalhadores na política industrial”, com a presença do deputado federal Newton Lima (PT-SP), da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, e do secretário nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Nobre.

Com sete plenárias preparatórias, o Congresso dos Metalúrgicos de São Carlos e Região será realizado em agosto, com o tema “A Categoria construindo uma nova história com a sociedade”.

O presidente do sindicato, Erick Silva, afirma que o objetivo é fortalecer a categoria a partir das fábricas. “O trabalho que nossa direção vem desenvolvendo não é apenas para aproximar o trabalhador do sindicato, mas também de conscientizá-lo da importância da organização no local de trabalho, da importância de ocupar o seu espaço na sociedade, de se informar, de contestar. Não há vitória dos trabalhadores sem luta, sem mobilização”.

O sindicalista destaca que os metalúrgicos de São Carlos vêm realizando um trabalho de fôlego já há algum tempo e ressalta o grande evento em prol do emprego desenvolvido em 2012. “No ano passado, por exemplo, realizamos uma mobilização que reuniu mais de 6 mil trabalhadores na avenida São Carlos, num ato em defesa do emprego e da produção nacional e para nós foi muito marcante, pois pressionamos os governos, o que garantiu crescimento da categoria num ano ruim para indústria, principalmente no estado de São Paulo”.

Ele enfatiza ainda ações internas da categoria “Também realizamos a assembleia de prestação de contas à categoria, o que nunca aconteceu nestes 51 anos de existência do Sindicato, nós convocamos os trabalhadores a conhecerem, de forma inédita, as contas da entidade”.

 

Cúpula da CUT participa estará em São Carlos

A plenária que lança o 1º Congresso dos Metalúrgicos de São Carlos e Região contará com a presença de grandes lideranças da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Confirmaram presença nesta primeira plenária o ex-vice-presidente da CUT Nacional, José Lopez Feijoo, atualmente assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República; o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana; além de dirigentes de vários sindicatos de São Carlos e Região.

Até a realização do congresso, os trabalhadores e membros da sociedade se reunirão para antecipar os debates em torno de teses que serão formuladas para o evento.

Ao todo, serão realizadas sete plenárias com temas sobre política industrial, organização no local de trabalho, saúde e segurança, cidadania, estrutura sindical brasileira, sustentação financeira da entidade.

Em cada plenária, convidados especiais, com conhecimento e experiência no tema proposto, participarão do debate. Após a realização de todas as plenárias preparatórias, as propostas encaminhadas pelos trabalhadores serão levadas para discussão e colocadas em votação no Congresso.

De acordo com Erick Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, a realização do congresso é a instância máxima de democracia. “O congresso é um momento de decisão sobre os rumos e diretrizes a serem seguidos pelo sindicato, é o maior e mais qualificado espaço de discussão. Nosso objetivo é discutir também como podemos participar de ações que vão além das fábricas, buscando soluções de problemas que sejam comuns a toda sociedade e não somente do metalúrgico, como por exemplo, cobrar, debater e participar da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da cidade”, explica ele.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x