25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Moagem do CS do Brasil crescerá 9% em 2012/13

Moagem do CS do Brasil crescerá 9% em 2012/13

07/03/2012 18h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Moagem do CS do Brasil crescerá 9% em 2012/13

A moagem de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil na safra 2012/13 deverá crescer 9 por cento na comparação com a temporada passada, para 540 milhões de toneladas, com a recuperação na produtividade agrícola, um tempo mais favorável e um aumento da área plantada, previu nesta quarta-feira,7, aAgroconsult em sua primeira projeção para o novo ciclo.

A moagem aumentará com um crescimento da área plantada de 3,5%, para 7,46 milhões de hectares, com crescimento mais expressivo no plantioem Mato Grossodo Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Além disso, a produção cresce com uma recuperação estimada na produtividade agrícola de 5,4 por cento, para 72,3 toneladas por hectare, após uma fraca colheita na temporada passada, quando o clima afetou os resultados do setor.

“Existem vários números no mercado, a maioria, números pessimistas, entre 500 e 520 milhões de toneladas (a moagem), um ou outro se arrisca a falar um pouco mais. Mas a gente tem contato com cerca de 60 usinas, e na média esse pessoal espera aumento de produtividade… que chega em alguns casos a até 18 por cento, acima do que vemos para região (5,4%)”, disse à Reuters o analista da Agroconsult Fábio Meneghin.

São Paulo, Estado que responde por mais da metade da produção de cana do Brasil, deverá ajudar no aumento da produtividade, pois recebeu mais chuvas do que no ano anterior e em volumes dentro da média histórica.

“Esperamos um aumento bom de produtividade, e o nosso número é baseado não somente em chuvas, mas no aumento de vendas de fertilizantes… a combinação de mais adubo e chuvas dá pra estimar um aumento da produtividade média da cana…”, acrescentou.

A consultoria notou que as vendas de fertilizantes para cana-de-açúcar cresceram em torno de 30 por cento em 2011, refletindo uma maior taxa de renovação dos canaviais e indicando uma recuperação da produtividade das soqueiras.

A consultoria não vê recuperação na produtividade da cana no sul de Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, onde choveu menos do que a média nos últimos meses, em meio ao fenômeno climáticoLa Niña.

“Mesmo com esses probleminhas mais localizados, a gente espera uma safra com recuperação boa”, disse Meneghin, acrescentando que a área colhida poderá até ser maior do que a estimada, dependendo do andamento da safra, se for possível processar no final deste ano a cana de áreas renovadas -o setor tem atualmente uma capacidade de moagem maior do que o volume de cana produzido.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x