19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Presidente do Sindicresp destaca papel de iniciativas locais para fomentar economia

Presidente do Sindicresp destaca papel de iniciativas locais para fomentar economia

18/08/2019 08h58 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Presidente do Sindicresp destaca papel de iniciativas locais para fomentar economia

Para o Sindicato das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo (Sindicresp) a iniciativa da Crediacisc – cooperativa de crédito formada por empresários de São Carlos – de firmar parceria com a Associação Comercial (Acisc), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Associações de Engenheiros e Arquitetos de São Carlos (Aeasc) é um caminho viável para fomentar a economia local.

“O exemplo da Crediacisc, que definiu linhas de crédito alinhadas com os investimentos locais, ressalta os princípios cooperativistas de impulsionar a economia local”, observa Marcos Alberto Martinelli, presidente do Sindicresp. Para ele, a organização de empresários em associações já é uma prática conhecida. “Nesses ambientes é que se encontra maturidade empresarial e a melhor compreensão de que os recursos dos cooperados devem ser investidos na economia local”, avalia.

Para Martinelli, embora a economia nacional esteja estagnada e qualquer alteração dependa exclusivamente do governo central, é possível que iniciativas locais contribuam, ainda que em escalas menores, para um aquecimento econômico. “Quando os recursos são investidos em negócios locais fica garantido que os empregos sejam gerando e mantidos na localidade, no caso, em São Carlos”, destaca.

Diferente dos grandes bancos, as cooperativas de crédito têm essa caraterística na sua essência, ou seja, a movimentação financeira fica restrita ao município, além de oferecer taxas e condições melhores do que os bancos.

No caso de São Carlos, os associados da Acisc, Ciesp e Aeasc devem procurar os gerentes das unidades da Crediacisc (avenida Sallum, 526; avenida São Carlos, 2123, e rua General Osório, 415).

A Crediacisc, fundada em 2005, movimentou somente em 2018 R$ 20 milhões na economia local por meio das operações de créditos de seus 1,7 mil cooperados, que são, na maioria, de micro e pequenos empresários que têm de 1 a 5 funcionários.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x