23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Prévia mostra aumento de 0,2% em abril

Prévia mostra aumento de 0,2% em abril

20/04/2012 16h45 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prévia mostra aumento de 0,2% em abril

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,2% em abril em relação ao que foi registrado no final do mês anterior, ao passar de 103,0 pontos em março para 103,2 pontos, informou a Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira, 20.

 

Com isso, o índice se mantém abaixo da média dos últimos cinco anos, de 106,3 pontos, mesmo após o quinto ganho consecutivo, destacou a FGV. Nos últimos três meses, a alta acumulada é de 0,9%.

Esta foi a primeira sondagem sobre a confiança industrial divulgada pela FGV desde que o governo anunciou, no início do mês, um pacote de 60,4 bilhões de reais em medidas de estímulo ao setor, por meio de financiamentos mais baratos e desoneração da folha de pagamento, entre outras ações. O objetivo é garantir um crescimento econômico do país na casa de 4%.

O aumento do ICI foi influenciado pela melhora das avaliações em relação ao momento presente. Nesta versão preliminar, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,9 por cento, para 104,7 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,5%, para 101,8 pontos, após atingir no mês anterior o patamar mais elevado (102,3) desde julho de 2011 (102,6).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) ficou estável em 83,8% na prévia de abril, inalterado em relação à média de cinco anos, segundo a FGV.

Para a prévia dos resultados da Sondagem da Indústria, a FGV consultou 804 empresas entre os dias 2 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado no dia 26 de abril.

 

CRESCIMENTO BAIXO

O ritmo lento de atividade da indústria tem sido apontado como um dos principais responsáveis pelo baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado – desempenho que pode ter se repetido no primeiro trimestre deste ano.

Ainda para estimular a atividade, a Selic tem sido reduzida desde agosto. Na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 9%, no sexto corte consecutivo.

Em fevereiro, a indústria já havia dado sinais de reação, com um crescimento da produção de 1,3 por cento na comparação com janeiro, resultado que ficou acima do esperado e foi o melhor em um ano.

Os investimentos no setor industrial entre 2012 e 2015 devem somar 597 bilhões de reais, de acordo com um estudo divulgado pelo BNDES na quinta-feira.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x