25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Procura por seguro de veículo cresce 20% ao ano em São Carlos

Procura por seguro de veículo cresce 20% ao ano em São Carlos

07/06/2013 11h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Procura por seguro de veículo cresce 20% ao ano em São Carlos

O diretor regional do Sindicato dos Corretores de Seguros, Antônio Carlos João, confirmou que a procura por seguro em São Carlos apresenta um crescimento anual de 20%. Dois fatores são elencados pelo representante do sindicato: o primeiro é a prevenção à violência e o segundo é pela garantia de tranquilidade de quem compra um carro. “Muitos dos carros zero quilômetro que circulam pelas ruas são financiados e o seguro é uma forma de trazer garantia de recuperação do dinheiro investido em caso de crime como furto ou roubo”, assegura.

 

Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que nos quatro primeiros meses desse ano, a cidade registrou 161 furtos de veículo – 43% deles foram registrados na região do 3º Distrito Policial (DP), com 70 casos. Em março de 2011, a delegacia foi unificada ao 5º DP.

Com isso, além da região central, Universidade de São Paulo (USP) e Santa Casa, a delegacia passou a responder pela região do Santa Felícia. João comentou que os carros mais visados pelos ladrões na cidade são os modelos Gol e Parati. “O preço do seguro desses modelos é 30% maior”, exemplifica.

João relata que o limite que algumas seguradoras aceitam para o seguro de autos é de 20 anos. Outras reduzem esse prazo para 10 anos. “Em alguns casos, um carro com valor de R$ 10 mil pode ter um preço de seguro de R$ 2 mil, ou seja, 20% do valor do carro, o que torna o seguro inviável”, explicou.

Segundo o diretor regional do Sincor, em casos específicos de veículos com idade acima de 10 anos, as peças de reposição – se houver o furto e a recuperação do carro – encarecem o valor do seguro.

 

Maioria dos furtos de veículo ocorre no Centro

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) apontam que, de janeiro a abril deste ano, São Carlos registrou 161 furtos de veículos. Durante todo o ano passado ocorreram 469 furtos. Na área do 1º Distrito Policial, que abrange a região leste da cidade, foram 45 casos registrados (27,9% do total das ocorrências).

Na área do 2º Distrito Policial, responsável pelos registros de crimes que ocorrem na região da grande Vila Prado e Sul da cidade, foram 46 furtos de veículos registrados (28,5%).

 Já o 3º Distrito Policial, responsável pela área central e zona oeste da cidade (Altos do Santa Felícia), foram 70 veículos furtados (43% das ocorrências).

Os dados da SSP apontam também que 98 veículos com queixas de furto, foram recuperados na cidade nesses primeiros quatro meses. Muitos deles foram furtados em outros municípios e abandonados em São Carlos. A SSP não especifica quantos veículos furtados na cidade foram encontrados pela polícia.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x