Economia

Profissionais de beleza são maioria dos MEIs de São Carlos


Cabeleireiros, manicures e pedicures soma 1.423 profissionais na “Capital da Tecnologia”

Os cabeleireiros, manicures e pedicures, previstos representam a maioria dos Microempreendedores Individuas de São Carlos. Do total de 16.970, o CNA 9602501, número que define cada função de MEI engloba 1.423 profissionais, quase 10% do total. Em segundo lugar aparecem os comerciantes varejistas de artigos de vestuários e acessórios. Os empreendedores de obras de alvenaria, que inclui pedreiros, carpinteiros e outras funções ligadas à construção civil reúne 941 pessoas.
Depois, bem atrás vêm os serviços ambulantes de alimentação, os tradicionais barraqueiros ou donos de estandes presentes em festas, como a do Clima, do Milho e etc, reúne 514 CNPJs. Atividades de estética e outros serviços de beleza reúne 467 são-carlenses. Logo atrás vem promoção de vendas, as famosas “promoters”, com 428 inscrições. Serviços domésticos, que incluem diaristas e outras funções afins, engloba 433 empresas.
Serviços e pinturas de edifício reúne 428 e instalação e manutenção elétrica outrso 392 profissionais. O fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar, os famosos marmiteiros, chegam a 384. Estas dez funções somam 6.575 MEIs, ou seja, quase 40% do total.
FAIXA ETÁRIA – A maioria dos MEIs de São Carlos tem entre 31 e 40 anos. Esta faixa etária representa 30,3% do total de empreendedores desta modalidade ou 5.143 CNPJs. Em seguida vêm as pessoas com idade entre 41 e 50 anos, com 23,76% ou 4.031 empresas. Na terceira posição destacam-se os profissionais na faixa etária entre 21 e 30 anos, com 20,3% do total ou 3.445 empresas.  Se somarmos estas três faixas etárias notaremos que mais de 70% desta modalidade de negócio é comanda por pessoas entre 21 e 50 anos.
Mas existem MEIs bem jovens em São Carlos. Existem 4 MEIs no município com jovens entre 16 e 17 anos e outros 147 com idade entre 18 e 20 anos.
Na outra ponta da faixa etária, 11.40 MEIs são comandadas por pessoas com idade entre 61 a 70 anos (6,72%). Mas também existem 261 MEIs com idade superior a 70anos.
O gerente regional do Sebrae de São Carlos, Elton Yokomizo, ressalta que São Carlos é um dos municípios que se destacam com um grande número de MEIs do Estado de São Paulo entre cidades com populaçãoi entre 200 e 250 mil habitantes. “O número destes empreendedores é mais alto, muito em função das necessidades locais e regionais de São Carlos, seja em função das demandas de bens/serviços para consumo das famílias, consumo em função das universidades/institutos de pesquisa, do próprio mercado de trabalho e a necessidade de atender toda uma demanda de consumos das unidades fabris e empreendimentos da cidade nos últimos anos”, explica ele.
De acordo como Yokomizo, em São Carlos, o Sebrae tem realizado uma série de ações para o empreendedor – todas remotas para garantir a saúde de todos. “No que se refere ao atendimento ao MEI, consultorias aos empresários, lives e webinar sobre temáticas relevantes ao empreendedor, além de atuar com programas (trilhas de cursos) gratuitos para o empreendedor enfrentar a crise e retomada dos negócios pós quarentena”, conclui. 
O Sebrae segue com atendimento gratuito para mais informações no telefone 0800 570 0800 e também pelo e-mail do escritório de São Carlos [email protected]

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com