18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Programas sociais aumentam demanda por pedreiros

Programas sociais aumentam demanda por pedreiros

07/11/2011 22h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Programas sociais aumentam demanda por pedreiros

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a área construção civil se manteve com forte aquecimento no mês de outubro. Divulgado no último dia 26, a pesquisa da CNI aponta um crescimento nesse setor. Projetos sociais como o “Minha Casa Minha Vida” são os principais responsáveis pelo índice.

Segundo Reginaldo Peronti, presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), o nível de crescimento na construção civil se manteve alto por vários fatores, principalmente por causa da linha de crédito. “Hoje está muito fácil construir, há vários programas que financiam e incentivam na área de habitação, temos como exemplo a Caixa Econômica Federal que financia o “Minha Casa Minha Vida”, entre outros”, aponta.

O mandatário relata ainda sobre o problema na qualificação dos profissionais no setor. “Há falta de mão-de-obra especializada em todas as áreas, desde o servente até o engenheiro”. Ele explica que devido ao crescimento da demanda, as pessoas cada vez mais buscam a especialização. “Na verdade, essa demanda intensa pegou os profissionais de surpresa, antigamente não se tinha o costume de se qualificar para trabalhar na obra, hoje a procura é maior”.

A AEASC, juntamente com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ofereceu recentemente um curso para pedreiros, para trabalhos em alvenaria estrutural, onde foram oferecidas 20 vagas, que após o 2º dia de inscrição, já tinham sido preenchidas. Devido a essa alta procura Peronti já projeta novas realizações desse tipo. “Certamente abriremos novos cursos pra cada vez mais qualificar os profissionais,  hoje a mentalidade desses profissionais mudou muito, a busca pelo aperfeiçoamento é uma constante”, finaliza o presidente.

De acordo com Emerson Domingues, Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos, para profissionais de construção civil são abertas vagas permanentes. “Temos na cidade empresas de construção civil com vagas permanentes nessa área”. São muito requisitados desde pedreiros, marceneiros, eletricistas e até mesmo arquitetos e engenheiros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x