26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Prometer muitos gastos não atrai mais o eleitor como antes, diz economista

Prometer muitos gastos não atrai mais o eleitor como antes, diz economista

20/02/2020 00h06 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Prometer muitos gastos não atrai mais o eleitor como antes, diz economista Foto: Divulgação / gppalestras

Em entrevista exclusiva ao Jornal Primeira Página, o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sergio Vale, fez uma análise sobre o retrato atual das finanças dos municípios e as implicações no debate eleitoral de 2020. Na opinião de Vale, a população já não se sensibiliza mais com discursos que prometam a ampliação de gastos públicos, dada a limitação fiscal das prefeituras. A seguir, a entrevista na íntegra.
Em geral, qual realidade os prefeitos eleitos em 2020 devem encontrar nas administrações municipais em termos de despesas e receitas?
Segue sendo verdade que o crescimento baixo da economia tem prejudicado a recuperação fiscal dos municípios brasileiros. Muitos deles, especialmente os grandes, passaram por reformas em suas previdências que ajudam um pouco no longo prazo. Mas os pequenos continuam dependendo fortemente das transferências federais, o que coloca uma limitação natural para crescimento de despesas. A PEC do Pacto federativo poderá fazer com que diversos municípios sejam incorporados a outros menores caso não tenha nível mínimo de receitas próprias. Essa PEC deverá ser o elemento mais importante de discussão para os municípios nos próximos anos. Além disso, espera-se que a reforma tributária seja aprovada através da PEC 45, que se encontra na Câmara. Ela permitirá simplificação tributária que trará maior crescimento e arrecadação para os municípios. Mas espera-se que apenas em 2021 ela possa ser aprovada.
Prometer grandes obras e grandes projetos, que envolvam gastos exorbitantes, é razoável para candidatos a prefeito nessas eleições?
Esse tipo de promessa não tem respaldo na estrutura de gastos dos munícios. Não há espaço fiscal para investimentos que permitiram esse tipo de promessa. Há que se tomar muito cuidado na eleição com candidatos que prometem grandes obras e sabidamente não terão condições fiscais de serem feitas. É preciso que o eleitor cada vez mais se informe com detalhes sobre os projetos de seus candidatos.
Acredita que o eleitor esteja mais aberto a ouvir propostas que envolvam redução de despesas e reorganização da máquina pública, com aquelas que envolvam privatizações e concessões?
Creio que sim. A população entendeu que não basta ter um Estado inchado, mas que ele pode ser menor e com mais qualidade. Os diversos escândalos fiscais em prefeituras ao longo dos últimos anos permitem que a população tenha consciência de que o gasto tem sido mal empregado, o que é notório em relação à qualidade do que se entrega. Precisa haver uma consciência do eleitor, que às vezes cobra muito o governo federal, mas que tem que cobrar a prefeitura e os governos estaduais para uma boa educação e saúde.
Acredita que o debate eleitoral possa ser mais racional já nessas eleições ou ainda teremos de esperar por isso?
Acho que discursos de muitos gastos já não atraem como antes. A população tem muito mais acesso à informação e vai querer saber como as melhorias vão ser feitas. Esse eleitor mais ressabiado com os desmandos fiscais do passado precisa, mais do que tudo, ter consciência de continuar cobrando seu prefeito e vereador depois de eleitos. A democracia não se completa apenas na eleição, mas no exercício constante do eleitor em demandar seus pleitos para seus governantes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x