18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Roberto Azevêdo é eleito diretor-geral da OMC

Roberto Azevêdo é eleito diretor-geral da OMC

07/05/2013 18h53 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Roberto Azevêdo é eleito diretor-geral da OMC

O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo será o próximo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse uma fonte diplomática nesta terça-feira, 7, após os resultados da disputa para suceder o francês Pascal Lamy serem apresentados em reunião confidencial.

 

Azevêdo derrotou o ex-ministro do Comércio mexicano Hermínio Blanco na competição de três rodadas, tornando-se o primeiro latino-amerciano a chefiar o grupo comercial desde sua criação em 1995.

Fontes envolvidas no processo disseram que a campanha de Blanco ganhou força após o mexicano conquistar, com margem estreita, o apoio da União Europeia. Mas a UE deixou claro que poderia aceitar qualquer um dos candidatos, concedendo a Azevêdo apoio mais amplo em meio aos 159 membros da OMC.

O resultado da competição de seis meses, que atraiu nove candidatos – maior número na história da OMC – será anunciado formalmente na quarta-feira. Azevêdo deve ser confirmado como vencedor em uma reunião em 14 de maio.

Ele assumirá o cargo hoje ocupado por Lamy em 1o de setembro e enfrentará quase imediatamente um batismo de fogo –a reunião bianual de ministros da OMC, que ocorrerá em Bali em dezembro.

A organização baseada em Genebra enfrenta dificuldades para alinhar um acordo para Bali, apesar de reduzir fortemente suas ambições após fracassar em seus esforços de dez anos para concluir a rodada de Doha de discussões sobre liberalização comercial.

O acordo em Bali tem o objetivo de reduzir a burocracia ao padronizar procedimentos alfandegários, levando a um possível impulso de trilhões de dólares à economia mundial, introduzindo ao mesmo tempo novas regras para promover segurança de alimentos e concessões para países mais pobres.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x